quinta-feira, 8 de março de 2018

A Cidade do Sol - KHALED HOSSEINI

Resultado de imagem para A Cidade do Sol - KHALED HOSSEINIOlá pessoas!!!

Trouxe um romance lindo que retrata o Afeganistão como a gente nunca viu. Esse autor escreveu também O Caçador de Pipas e O silêncio das Montanhas e são lindos os livros, muito emocionante e forte. Com personagens além de interessantes, muitos sofredoras, um exemplo de determinação. Então, vamos à história.

Atenção, pode conter spoiler !!!


Mariam cresceu em um lugarejo junto com sua mãe. Seu nascimento foi concedido através do adultério de seu pai que já tinha 4 mulheres e sua mãe a empregada da casa. Logo quando descobriu a gravidez ele,  levou sua mãe para aquele lugar afastado e nunca teve os mesmos privilégios da família de verdade. Apesar disso, Mariam adorava seu pai, ficava ansiosa para ele vim vê-la, que ia uma vez na semana e além de levar alimentos tirava um tempo para pescar com a menina.

Um dia ela mostrou interesse em passear com ele e conhecer seus outros 10 irmãos, ele com muita insistência dela, prometeu de ir buscá-la. Mariam vestiu a melhor roupa, e esperou o dia inteiro. Escondido da sua mãe resolveu se aventurar e procurar a casa dele. Foi a primeira vez que ela saia do vilarejo onde morava, mas com ajuda de pessoas conseguiu chegar na casa de Jalil, seu pai.
Foi uma decepção enorme, pois nem pôde entrar na casa. Ficou na calçada esperando ser atendida por Jalil, mas ele não a deixava entrar e nem foi na porta falar com ela. Depois de passar a noite inteira na calçada, de manhã foi obrigada a ir embora. O motorista de seu pai a levou, mas chegando na choupana onde morava encontrou sua mãe morta. Ela não suportou a ideia de Mariam a trair e ir atras de seu pai.

Após este acontecimento Mariam ficou na casa de seu pai por um tempo até arranjarem um casamento para ela. Com 13 anos de idade, casou com Rashid, um homem muito mais velho que ela e que também passou por luto recentemente. Já tinha sido casado e tinha um filho, mas perdeu ambos. No início ele foi paciente e bom com ela, mas depois mostrou que ela precisava de cumprir com as obrigações de esposa para com ele. Então, ela descobriu como agradá-lo na cama, na cozinha e na casa. E quando ela não conseguia gerar filhos, ele começou a demonstrar completa indiferença, desprezo por ela somente a procurando para satisfazer desejos e espancá-la por nenhum motivo.

"-Aprenda isso de uma vez por todas, filha: Assim como uma bússola precisa apontar para o norte, assim também o dedo acusador de um homem sempre encontra uma mulher a sua frente. Sempre.
Nunca se esqueça disso, Mariam.
-Para Jalil e suas esposas, eu era uma erva-de-passarinho. Uma ciganinha. Nós duas éramos. E olhe que você ainda nem tinha nascido. - O que é uma ciganinha?-indagou Mariam. - É uma planta- disse Nana.- Daquelas que a gente arranca e joga fora (...)"


Em Cambul onde Mariam agora morava com seu marido Rashid conheceu algumas pessoas vizinhas, mas com muita vergonha da sua situação não fez amizades. Na vizinhança morava Laila e seus pais. Seu pai foi um professor, mas não podia mais dar aula, sua mãe estava em depressão por saudades de seus dois filhos, que estavam na guerra, assim Laila ficava muito tempo se sentindo sozinha durante o dia. Somente quando o seu pai chegava que ia fazer as lições de casa e conversar um pouco sobre seu dia.

Laila tinha um amigo chamado Tariq, sentia uma paixão silenciosa. Sentia muita saudades dele quando estava distante e amava passar suas tardes com sua família. Tariq usava uma perna mecânica, mas isso não fazia ele ficar menos forte, a defendia sempre que os meninos mexiam com ela, e sentia muito orgulho dele por isso.
A guerra no Afeganistão estava mais quente e todos com medo, por isso os pais de Tariq resolveram ir embora dali, e ele prometeu voltar para buscá-la, uma vez que sua mãe estava muito triste com a morte de seus filhos por consequência da guerra. Porém, após 15 dias decidiram ir embora também como praticamente todos ali da redondeza.

No caminho para fugirem dali, uma bomba atinge sua embarcação e Laila perde seus pais. Mariam cuida dela até se recuperar e Rashid aproveitou a oportunidade para casar com ela. Laila estava com um filho no ventre e pensava que Tariq também já tinha morrido, assim aproveitou a oportunidade e aceitou se casar.

Agora temos duas mulheres criadas de forma diferentes debaixo do mesmo teto, sofrendo as mesmas dificuldades com um marido extremamente violento. Mariam fora criada e ouvia de sua mãe que ela para os homens somente serviria para procriar, servir e dar prazer. Laila fora criada com o objetivo de lutar pelos seus sonhos, estudar, formar e se casar com um homem que ama.

De início elas ficaram como rivais, mas quando perceberam já estava como cúmplices daquela situação com dois filhos de Laila. Zamai era novinho filho de Rashid e Aziza a primeira filha. Assim começaram a passar dificuldades, casa cheia, a guerra continuando, as leis se apertando, os Talibãs invadiam o Afeganistão.

A partir daí as duas mulheres se uniram, mas seu esposo era mais forte e mais temido. O fim desta história é linda, ainda acontece muito mais coisas nessa história e vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui sua opinião.


Esse cantinho é todo seu, bota pra fora tudo o que tá no seu coração!!!