Cadastra-se para receber meu conteúdo

domingo, 25 de março de 2018

FALE - LAURIE HALSE ANDERSON

Olá pessoas!!!
Resultado de imagem para LIVRO FALE
Trouxe hoje um importante livro para a sociedade. Todos nós já passamos pelo ensino médio, e as crianças/adolescentes podem ser muito maldosos com os colegas, sabemos disso. Então, esse livro diz sobre falar ou calar quando estiver se saindo prejudicado ou injustiçado. No caso nosso quando estiver sendo ABUSADO SEXUALMENTE. Vamos direto para a história que entenderá melhor.


Melinda era uma garota que vivia rodeada de amigas, elas se entendiam, se amavam. Eram mais populares que ela, mas nunca se importou com isso. Digo era, pois no ano anterior houve uma festa e ela e todas as suas amigas foram, era o momento da melhor amiga dela, mas aconteceu algo que no susto e no desespero ela pegou o celular e ligou para a polícia. Nessas festas de colégio sempre rola coisas ilegais, drogas, álcool e etc, e lógico que após ter chamado a polícia alguns meninos foram levados. Agora estava no primeiro ano do ensino médio, sem amigas, sendo xingada pelos corredores, levava bolinha de papel na cara, nas costas, recebendo muitos deboches. Todos lá sabiam que ela era a menina que ligara para a polícia, porém ninguém a pergunta o porquê de ela ter feito aquilo.

Assim Melinda está a um passo da depressão, com pensamentos suicidas, vai levando a vida, pois não tem pra onde correr. Na sua casa, sua mãe só pensa em trabalhar, seu pai também trabalha muito e não é muito presente. São na verdade uma família de representação, quando sentam na mesa para jantar, sempre acaba em discussão de ambos e ela no meio da confusão.

Desde o acontecido Melinda decidiu se calar, pois não tinha vontade de dizer a ninguém o que estava acontecendo na sua vida, não se sentia segura, será que acreditariam? Deveria falar com sua ex melhor amiga Rachel para ela parar de julgá-la?

O lugar de refúgio da nossa personagem ficou sendo na aula de artes, ela sempre gostou muito de desenhar e o professor a deu um desafio, teria que demostrar sentimentos através da arte de árvore. Seu professor é muito sábio e conversa muito com ela, foi o personagem que a encorajou a se abrir.

Nesse meio começa a andar com ela uma menina que claramente é interesseira. Heather somente quer ser aceita em algum grupo. Nessa altura, Melinda não se importa se vai ser aceita em algum grupo de pessoas, somente quer proteger sua ex melhor amiga, e tentar a abrir os olhos.

Como já disse, esse livro é importante para pensarmos sobre alguns assuntos como bulling, abusos, se enquadrar em grupos de pessoas, família desestruturada, e etc. Muito emocionante o fechamento e o melhor é que esta história passa na vida de várias garotas e da mesma forma que Melinda, não tem coragem de se expor e se proteger.

"As vezes eu acho que o ensino médio é um trote prolongado: Se você for forte o bastante para sobreviver a este período, vão deixar que se torne adulta. Tomara que valha a pena."