domingo, 14 de fevereiro de 2016

Pequena Abelha

Olá pessoas!!!

Venho contar hoje sobre esta história marcante, emocionante, me prendeu na leitura de uma forma, me fez chorar e refletir.

Pequena abelha é como se chama nossa protagonista que devido o "homem-branco" ter invadido sua tribo a fim de pegar as riquezas da sua terra precisou fugir para salvar sua vida e de sua irmã.

Se escondeu em uma carga de chá de um navio que ia para o Reino Unido, viajem longa e desconfortável, para salvar sua vida, porém chegado lá foi presa pela imigração.


"durante três semanas e cinco mil milhas náuticas, eu espiei o mar através de uma pequena janela redonda de vidro e li um livro que o capitão me deu (...) Num navio de chá - quem sabe se você me arranhar, ainda vá sentir o cheiro do chá na minha pele.(...) Chá tem o mesmo gosto da minha terra: é amargo e quente, forte e carregado de lembranças. Tem gosto de saudade. Tem gosto de distância entre onde você está e de onde veio."

Abelhinha sempre se imagina se comportando como a rainha do Reino Unido e isso é bem marcante e engraçado.

O livro nos conta que ficou presa no centro de detenção de imigrantes e aguardou dois anos para ser solta e graças à Yevete, que conseguiu ser liberada e levou junto dela outras garotas e uma delas foi nossa garotinha. Yevete é uma personagem que ficou amiga da Abelhinha, muito bem humorada, vivida e marcante neste livro.

Saíram juntas, mas iriam por caminhos diferentes. Abelhinha tinha quem procurar, pois antes dela fugir na praia encontrou um casal que tiveram oportunidade de fazer algo pela vida dela e de sua irmã, se fizeram, não vou contar, mas após o encontro com Sarah e seu marido a vida de ambas nunca mais foi a mesma.
Seu marido ficou marcado internamente que trará consequências no futuro e Sarah foi pega com uma inquietação para ajudá-la, pois sendo jornalista teria influências para tal.

Um dos personagens que também amei foi o filho de Sarah e a ligação dele com nossa protagonista. Ele é obcecado com o Batman e não tira sua fantasia por nada, acredita que, se estiver sem algo ruim acontecerá com seus familiares. Lógico que o escritor quis passar uma mensagem de alto confiança.

Por fim, você já é cúmplice da história e de seu segredo que irá se desvendando.

O que mais gostei do livro foram as frases de reflexões:

"(...) Uma cicatriz não se foma num morto. uma cicatriz significa: eu sobrevivi"
"As chuvas de abril, trás as flores de maio"
"Esse é o problema da felicidade - ela é toda construída em cima de alguma coisa que os homens querem."
Não sei por que a cabeça da gente escolher essas pequenas coisas para nos fazer desmoronar."


E o livro nos faz refletir bastante sobre a realidade da Nigéria pelos olhos da abelhinha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui sua opinião.


Esse cantinho é todo seu, bota pra fora tudo o que tá no seu coração!!!