Cadastra-se para receber meu conteúdo

domingo, 12 de fevereiro de 2017

A garota no trem - Paula Hawkins

Olá pessoas!

Resultado de imagem para livro a garota no trem
Trouxe hoje um livro um tanto perturbador... mas não deixa de ser bom, até virou filme.

O livro conta a história de três mulheres.

A Rachel é uma mulher que vive das lembranças de um passado feliz. Vai e vem no trem de Ashbury para Londres, vai olhando as casas do outro lado do trilho e imaginando a vida, nomes e relacionamentos alheios. A vida dela está tão pacata e vazia que observar e imaginar a vida dos outros se tornou obsessão. Outra coisa que anda fazendo muito é mentir para colega de quarto e beber como se a vida fosse acabar ali.

A Megan é uma mulher casada, também vive do passado que a assombra.
Faz tratamento psicológico para depressão e o local onde trabalhava fechou. Ela é um tanto misteriosa, obcecada por sexos com outros homens.
Rachel a chama de Jess e seu marido Janson, porém elas não se conhecem somente é observada por dentro do trem por uma desconhecida obcecada.

A Anna é uma mulher que "roubou" o coração do ex-marido de Rachel e por isso ele a deixou. Teve uma linda filhinha com Tom e mora na mesma casa onde ele morava com sua ex-esposa. Detesta aquele lugar, odeia o barulho do trem e tem muito medo da ex- do seu marido que vive bebendo até cair e ligando perturbando a noite toda. Megan cuidou de sua filhinha por um mês.

Podemos perceber que a vida dessas três mulheres se encontram.
A história é contada principalmente do ponto de vista de Rachel que ao passar em frente a casa de Megan vê uma cena de carinho, porém com outro homem. Ali Rachel que vivia em prol da felicidade daquele casal se vê sem felicidade, com raiva por aquela mulher poder fazer isso com seu marido. Logo após descobre que havia uma mulher desaparecida e pela foto e pelo endereço era Megan.

Rachel fica muito perturbada com esse desaparecimento e tenta a todo custo descobrir o paradeiro ou quem foi o culpado pelo acontecimento. O problema é que, ela sendo uma mulher com problemas com a bebida, com apagões na sua memória, descobre que no dia do desaparecimento de Megan ela esteve perto da casa dela, mas não se lembra com quem esteve, o que fez e como chegou em casa..

Resultado de imagem para trechos do livro a garota no trem
Perdi o controle sobre tudo, até sobre os lugares
dentro da minha cabeça.
Além disso está sofrendo pressões psicológicas do ex-marido que insensível a acusa de muitas coisas e de sua colega de quarto que a vê nesse buraco do vício da bebida.

Muito interessante como é abordado esse problema com a bebida. Rachel tem consciência que precisa de parar de se embebedar, mas não tem forças, não tem auto-estima para tentar, se menospreza, se acha incapaz, se acha feia, está em depressão e não procura ajuda e recusa as que tem. É um problema que ocorre com algumas pessoas que sofrem do mesmo mal.

Essa livro é um drama bem penejado, um quebra cabeça e achei ele um pouco difícil de entender que estava contando a história de três mulheres e como entrelaçam sua história. Achei difícil a leitura, meio pesado, muitos problemas psiquiátricos, mas como amo análise de mente gostei bastante. Rachel é uma personagem boa, porém se torna uma personagem pé no saco por causa da depressão e da bebida, Megan é uma personagem que a gente fica desconfiado dela e Anna inicialmente a gente acaba tendo pena. São tantos sentimentos que nos consomem lendo este livro que nem sei descrever.
Resultado de imagem para trechos do livro a garota no trem

Spoiler:
Outra coisa interessante é que todas as respostas do por que vem de filhos. Alguma não consegue engravidar, outra tem um filho no passado que ronda seus pensamentos e outra uma filha que atrapalha sua vida atual.