terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Extraordinário - R. J. Palacio

Olá pessoas, estou super animada para resenhar este livro, então bora lá.

Este livro conta a história de August Pullman. Um garotinho de dez anos que nasceu com uma deformidade rara em seu rosto. Essa síndrome fez com que seu rosto ficasse medonho e assim era um garotinho normal, porém ao mesmo tempo anormal, pois não podia sair para brincar sem assustar outras crianças. ´

"Faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola. Tenho um Xbox. essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão."

August, uma criança esperta e inteligente, aprendia com sua mãe ao invés de ir à escola. Obcecado com Star Wars. Vivia com Via, sua irmã, seu pai, sua mãe e sua cadelinha. No seu bairro todos o conheciam, porém não tinha amiguinhos, pelo motivo que já citei. As crianças não ficavam perto dele, sempre assustavam e faziam comentários que o aborreciam por querer ou sem querer. Crianças às vezes podem ser maus.


"Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção. Pediria para poder andar na rua sem que as pessoas me vissem e depois fingissem olhar para o outro lado. (...) Mas agora meio que já me acostumei com minha aparência. Sei fingir que eu não vejo as caretas que as pessoas fazem"

Os pais de August decidiram colocá-lo numa escola normal por causa do ensino e então o diretor, Sr. Buzanfa pediu a três alunos, os que mais destacavam em bom comportamento para poder lhe mostrar a escola e quem sabe ser amigos pelo ano. Charllot e Jack Will foram escolhidos juntamente com um outro garoto e assim o ano escolar começa para August. Na escola ele vai muito bem para um garoto que nunca frequentou o ambiente escolar, mas ele teve que aguentar tudo aquilo que ele já sabia que viria. Bulling, sustos, olhadelas de cantos de olho. Até um boato sobre uma praga com o toque dele rolou e ele aguentou.

Lendo o livro a gente pega uma empatia muito grande com ele, percebemos que é garoto sensível, maduro pela idade, engraçado, bom amigo, delicado, nos cativa e cativa a todos que decidem deixar de lado as diferenças.

A história é contada em partes e essas partes mudam o personagem que está contando. Então assim vemos o lado de sua irmã Via que toda sua vida ficou praticamente desapercebida por sua família, pois a atenção era praticamente voltada totalmente pra o August, não que ela importasse. Nunca teve ciúmes de seu irmão, nem vergonha, não o achava feio para as crianças assustassem tanto. Mas estava agora em um dilema. Estava numa escola nova onde somente duas amigas o conheciam. Ela nesta escola não era conhecida por ser irmã de uma criança deformada e não gostaria que isso mudasse. Isso acabou virando um problema onde há um dilema bem legal no livro.

Me identifiquei bastante com Via, chorei bastante neste livro, mas a parte dela foi a que mais me emocionei. A história também é contada pelo novo namorado dela e de sua ex melhor amiga Miranda que considera August como seu irmãozinho.

Bom o livro é encantador como já disse, a parte que mais destacou foi a do Halloween e a do campamento.

"Eu gostaria que todos os dias fossem Halloween. poderíamos ficar mascarados o tempo todo. então andaríamos por aí e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem máscara. (...) Poso andar por aí como qualquer outra criança fantasiada e ninguém me acha estranho. Ninguém olha para mim duas vezes. Ninguém me nota. Ninguém me reconhece."

Este livro faz com o que o leitor pratique a empatia o tempo inteiro e tenha compaixão pelo personagem que nos cativa. Engraçado que me cresceu um sentimento de irmã superprotetora, me via sempre assim, Aprendemos que a aparência não é mais tão importante. Que o que os olhos vêem é só a casquinha de fora, temo que aprender enxergar com o coração, que aprendemos com qualquer pessoa seja ela criança ou seja ela velhinha. Nos traz uma mensagem de amizade, lealdade, aceitação, confiança e igualdade. Você vai chorar, vai rir, vai querer colocar August no colo e niná-lo.

"O essencial é invisível aos olhos"





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui sua opinião.


Esse cantinho é todo seu, bota pra fora tudo o que tá no seu coração!!!