quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

O ódio que você semeia - Angie Thomas

Resultado de imagem para O ódio que você semeia - Angie Thomas
Uma garota negra segurando uma placa na sua frente com o título do livro.
Olá pessoas!!!

Trouxe uma incrível e impressionante leitura. Este livro ganhou um prêmio de melhor livro do ano passado e hoje sei que merece esse título. Temas como racismo, preconceito, diferenças entre classes sociais, drogas e falta de oportunidades serão discutidas, então vamos à história.

"Quero ficar em casa e ver Um maluco no pedaço, minha série favorita da vida, sem dúvida. Acho que sei todos os episódios de cor. É hilário mesmo, mas também é como ver pedaços da minha história na tela. Eu me identifico até com a música-tema, Dois integrantes mal-intencionados de uma gangue provocaram confusão  no meu bairro e mataram Natasha. Meus pais ficaram com medo, e apesar de não terem me mandado para a casa dos meus tios em um bairro rico, me mandaram para uma escola particular burguesa. Eu só queria poder ser eu mesma em Williamson como Will era ele mesmo em Bel-Air. "


Starr, uma mocinha (16 anos) que vive bem com sua família em um subúrbio. Embora não estudasse mais na comunidade, pois seus pais faziam de tudo para eles terem oportunidades, amava e queria o bem do lugar onde morava. Starr estudava em uma escola onde ela e seu meio irmão eram os únicos negros, podia ser descolada e sentia que ali não podia demostrar quem ela era de verdade, pois se isso acontecesse iriam chamá-la de neguinha do gueto .Ela tenta não misturar esses dois mundo onde vive, mas chega uma hora que eles colidem e tem que escolher quem quer ser.

Starr, apesar de uma adolescente normal da periferia tinha sua amizade dividida, entre amizade da escola, onde as crianças não tinham dificuldade financeira e as amizades da comunidade onde enfrentavam a fome, o vício, guerra entre gangues, medo da polícia e etc.

Desde sempre teve que ter muito conhecimento do mundo em que vivia, pois seu pai foi preso quando ela era pequena e quem cuidou e deu a educação junto com sua mãe foi seu tio que é detetive e polícia. Sempre enxergou como a polícia via os moradores negros da comunidade e por isso aprendeu a conversar e agir em situações embaraçosas.

Nossa protagonista vai a uma festa e lá encontra seu melhor amigo de infância, Khalil. Precisam sair da festa correndo, pois teve uma briga entre gangues e saiu tiros. Eles saem juntos e no caminho para casa são parados por uma blits policial, ela espera que ele saiba agir nessa situação, porém não é o que acontece. Seu melhor amigo acaba morto por uma suposição. Starr é a unica testemunha ocular dessa injustiça.

"-Sinto tanto orgulho de você, amorzinho. Você é tão corajosa. Essa palavra. Eu a odeio. - Não sou, não. - É, sim. Ela se afasta e tira uma mecha de cabelo do meu rosto. não consigo explicar a expressão nos olhos dela, mas me conhece melhor do que eu conheço a mim mesma. Esse olhar me envolve e me aquece de fora para dentro.- Ter coragem não quer dizer que você não esteja com medo, Starr - diz ela. - Quer dizer que você segue em frente apesar de estar com medo. E você está fazendo isso."


Ela, mesmo sendo nova, vivenciou a perda de dois melhores amigos de forma injusta e sabe que por serem pobres, negros e de periferia esse caso ficará impune novamente. A partir daí vemos a vida dela sendo transformada, ela sendo a única testemunha que sabe que seu amigo não fez nada para morrer e a polícia querendo colocá-lo como o vilão da história. A mídia querendo a verdade, a população do bairro tentando fazer protestos a favor da situação.

Além desses conflitos, o livro nos mostra outras realidades. Filhos de pais separados, esposa de traficante, rapazes que não conhecem a realidade de uma favela, o motivo que leva um jovem a entrar para o mundo do tráfico de drogas, mulher apanhando de homem calada, negro namorando branco seria certo? e etc.

Acompanhamos a família unida de Starr a apoiando e vendo como ela amadurece em meio a tudo isso. Como ela descobre as verdadeiras amizades e descobre quem é ela de verdade.

Esse livro foi tão importante para mim, acredito que também será para muitos. Faz refletir sobre o mundo atual onde vivemos. Moro em uma comunidade e vivencio todos os dias um pouquinho do que aqui retratou e acredito ser essencial essa leitura. Do início ao fim o livro me cativou, e os personagem cada um é único e tem seu valor. Indico para todos essa leitura!!!


"Às vezes, você pode fazer tudo certo, e mesmo assim as coisas dão errado. O importante é nunca parar de fazer o certo. "


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui sua opinião.


Esse cantinho é todo seu, bota pra fora tudo o que tá no seu coração!!!