quinta-feira, 3 de maio de 2018

Canção de Ninar - Leïla Slimani

Resultado de imagem para canção de ninar resenhaOlá pessoas!!!

Trouxe hoje uma história que fez parte de meta para o mês passado, li sem conhecer do que se tratava e recebi recomendações sobre a leitura. Então vamos à história.

Myriam é uma mulher formada advogada, porém tinha dado uma pausa na carreira para ser mãe. Seu marido trabalhava com estúdios de sons e ela cuidava dos filhos e casa. Na verdade sabia que aquilo era temporário, formou e todos da sua turma já estava trabalhando e agora com os filhos já crescidinhos pensou na possibilidade de encontrar uma babá para ficar com eles até ela chegar do trabalho.

Eram de classe média alta e vivia em roda de mulheres que tinham babás. Por isso inicialmente seu marido Paul não foi a favor, mas depois de entrevistar várias mulheres e encontrarem Louise que era a candidata perfeita, uma vez que, morava só, não tinha filhos, e iria dedicar seu tempo a olhar as crianças.

Mila e Adam adoraram sua nova babá. Assim o casal ficou bem menos preocupados.
Louise com o tempo foi conquistando a confiança de sua patroa, foi tomando espaço na casa e não só olhava as crianças como também arrumava a casa. Logo depois de algum tempo além disso ainda deixava o jantar pronto e as crianças na cama. As crianças ficavam limpas, arrumadas e educadas sempre. Assim a presença de Louise começou a ser indispensável, necessária e importante.

Já no início do livro sabemos de um fato importante que logicamente não é spoiler, já que está no início e na capa: a babá faz algo que mata as crianças.

"O bebê está morto. Bastaram alguns segundos. O médico assegurou que ele não tinha sofrido. Estenderam-no em uma capa cinza e fecharam o zíper sobre o corpo desarticulado que boiava em meio aos brinquedos. A menina, por sua vez, ainda estava viva quando o socorro chegou. Resistiu como uma fera.(…)  Adam está morto. Mila não vai resistir."


Myriam se considerava uma mulher sortuda por ter achado Louise, ela não era careira e adorava suas crianças. Iriam sair de férias e a convidou para ir junto, é claro que aceitou, o que iria fazer se eles viajassem e não a levasse? Cuidava das crianças, observava elas no mar, brincava com elas na areia e as distraía para os patrões jantar.

Inicialmente nada faz parecer que a babá irá fazer algo com aquelas crianças, mas após parece que ela desenvolve uma inveja, queria ter aquela vida, começa a querer reger a vida de Myrian, propondo que eles fossem jantar fora, propondo que já estava na hora de arrumar outra criança.

O livro é contado mostrando a vida da babá Louise, passado, presente e da família em que ela trabalha. Vemos os defeitos da família, falta de tempo, falta de conversa, foco na carreira e do outro lado a vida oculta de Louise que morava em um quartinho num lugar pobrezinho.

Indico este livro, porém não o leia tentando entender, você terá os fatos não as explicações.

"Paul e Myrian são seduzidos por Louise, por seus traços lisos, seu sorriso franco, seus lábios que não tremem. Ela parece imperturbável. Tem o olhar de uma mulher que pode compreender e perdoar tudo. Seu rosto é como um mar calmo, de cujos abismos ninguém poderia suspeitar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui sua opinião.


Esse cantinho é todo seu, bota pra fora tudo o que tá no seu coração!!!