quinta-feira, 21 de abril de 2016

O que me faz pular - Naoki Higashida


Olá pessoas!!!

Trouxe hoje um livro diferente.
Este livro foi escrito por Naoki, um rapaz de treze anos, portador de autismo.


Ele nos conta sobre o autismo, sobre as dúvidas que temos sobre essas pessoas, como nos comportar, sobre seus medos e ansiedades.
Percebemos que é um rapaz muito inteligente, gosta de ler e estudar, seu sonho era escrever e o fez.
Inicialmente responde várias perguntas, como por exemplo, de o porque gosta de se mexer ou mexer as mãos, porque normalmente não olha para os nossos olhos quando conversa, porque é difícil se concentrar e etc.

"Para as pessoas com autismo, o tempo é tão complicado de registar quanto imaginar a paisagem de um lugar onde nunca estivemos. Não se pode apreender o passar das horas num pedaço de papel Os ponteiros do relógio talvez até mostrem que os minutos e segundos estão correndo, mas o fato de não podermos sentir de verdade isso acontecendo nos deixa nervosos."


E por fim, após esclarecer nossas dúvidas sobre como ele se sente em relação a ser autista e conviver com isso, ele escreve uma história lindinha sobre uma criança que falece e foi para o céu, mas volta para ver sua família, percebe que precisa de fazer algo para felicidade daqueles que não conseguiram suportar o acontecido e resolve voltar para a terra como filho novamente.

"eu pensei que pudéssemos suportar a separação, contanto que nossos corações estivesse ligados, Mas você perdeu a alegria e o desejo de viver, não foi, mamãe? O coração dele parecia estar sendo partido ao meio. Fui eu que causei tanto sofrimento, então sou eu que tenho que ajudá-la. E, se não conseguir, ela vai morrer de desgosto. (...) O futuro é feito por nós. - Por favor, Deus, eu quero estar de novo com a minha mãe."



Um livro lindo que nos mostra a verdade sobre conviver com as diferenças das outras pessoas, sobre que o limite é você quem faz, superação e mostra que essas pessoas tão desprezadas pela sociedade pode ser e fazer qualquer coisa como qualquer outro, a única coisa que precisamos é respeitar e saber entender.



Também sobre autismo, resenhei recentemente o livro Passarinha que é maravilhoso, indico bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui sua opinião.


Esse cantinho é todo seu, bota pra fora tudo o que tá no seu coração!!!