segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Divergentes - Verônica Roth (1)

Olá, gentes!
Parece que 2015 será o ano das sagas. Resolvi voltar a ler séries e comecei pela Divergentes.

Esse livro é ótimo e é do gênero fantasia e funciona da seguinte forma: na sociedade tem 5 tipos de pessoas divididas em Abnegação, Fraqueza, Erudição, Amizade ou Audácia. 
Cada divisão será chamada de facção e cada qual tem sua qualidade que é mais forte e é desenvolvida através de treino e cada qual tem seu tipo de trabalho. Para entender melhor essa divisão/facção é bom pensar como cada partido político, e para aquelas pessoas que não possuem facção os sem facção são vistos como miseráveis.

Beatrice ou melhor triz é membra da abnegação desde que nasceu, mas há um evento numa certa idade que o adolescente faz um teste de aptidão e escolhe sua facção para viver e trabalhar e tris chegou nessa idade. Sempre é esperado a pessoa escolher a mesma facção que nasceu, porém nada a impede de escolher outra facção. Normalmente os membros e familiares da facção antiga fica com raiva da pessoa.

Então, Beatrice precisa passar pelo teste. A facção que pertence tem qualidades que ela não consegue seguir, por exemplo o altruísmo, não ser egoísta, etc. Eles tem que usar roupas cinzas, cabelos curtos, não podem olhar-se no espelho, não estão acostumados com carícias, entre outras coisas.
Ela faz o teste porém o resultado é inesperado:

"é que você apresenta aptidão para a Abnegação, a Audácia e a Erudição. Pessoas que apresenta, resultados assim... - Ela olha para trás, como se esperasse ser surpreeendida por alguém. - ... São chamadas de... Divergentes. - Sussurra a última palavra tão baixo que quase não a ouço..."


Então como diz o trecho aí em cima, Beatrice é uma divergente, isso quer dizer que em simulações, onde a pessoa deve ficar praticamente desacordada para procedimentos ela fica consciente e consegue não ser afetada.
Ela escolhe a facção Audácia e seu irmão a Erudição contrariando seu pai que fica desgostoso. Seu pai nunca gostou da Audácia, pois eles usam pircings, tatuagens, roupas estranhas, agem como malucos pulando de trens em movimento, entre outras coisas, pois sua maior qualidade é a coragem.

Após a escolha da facção Beatrice é levada para o complexo da Audácia para passar pela fase que se chama iniciação, se ela conseguir se torna membra da facção escolhida. Beatrice é pequena e parece muito frágil, mas com o tempo ela terá que fingir de fraca pra não acontecer nada a ela, pois é muito esperta.

A audácia testam a coragem do novo iniciando, pulando pra dentro e fora de trens e outras alturas. De inicio já ficamos sabendo que das pessoas que estão tentando entrar nessa facção seis serão eliminadas e ficarão sem facção. A iniciação é pesada, eles tem que lutar entre si, fazer jogo de facas,  e várias outras coisas.

Beatrice e os iniciados tem lideres e supervisores. Um dos líderes é o Erik, percebe-se desde o início que ele tem tendencias maldosas, ele é perverso. E tem o Quatro, mais pro meio do livro conhecemos o nome dele de verdade e o por que o chamam de Quatro. 
Esse é meio confuso, às vezes é doce, às vezes é bruto, às vezes é medroso, mais pro fim também saberemos quem é ele de verdade.

Então, Beatrice e os iniciando tem que passar por 3 fases da iniciação, sendo que em uma delas é possível revelar a sua condição de divergente e ela descobre que tem que tentar esconder isso.
No meio dos iniciados lhes apresento Peter, um rapaz maldoso, ganancioso pela liderança dos pontos que é capaz de fazer tudo pra não ficar pra trás. Cristina, uma moça doce que se torna amiga de Triz desde o início, Al que não mostra ser corajoso, ás vezes Triz precisa se arriscar para ajudá-lo, mas como ela nega a ele algo, também é capaz de traí-la e seu fim não foi bom.

Enfim, na cidade está havendo uma revolta em relação à sua antiga facção, pois sua família são líderes da abnegação e são responsáveis por alguma atividade, porém outras facções desejam tomar o lugar, como numa disputa política mesmo. Então a Erudição junto com a Audácia tramam uma forma, somente pessoas divergentes não serão atingidas diretamente. Através disso terão algumas mortes, luta, guerra e  Triz descobre coisas sobre sua mãe.

Super recomendo. Estou Amando, quem diria, pra quem estava resistente a essa série.

"A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui sua opinião.


Esse cantinho é todo seu, bota pra fora tudo o que tá no seu coração!!!