sábado, 6 de outubro de 2018

Norma - Sofi Oksanen

Norma, Alfaguara, Deus Me Livro, Sofi Oksanen

Olá pessoas!!!


Trouxe este estranho livro, uma palavra define: Sinistro. Gostei da leitura, mas achei super estranho, quer saber porque? então vamos à história.

Norma é uma garota/mulher que mora com sua mãe, distante do restante de sua família. Elas são misteriosas e sozinhas, tem um quê de suspense nas suas ações e de acordo vamos lendo a história fica cada vez mais misterioso.

Anita mãe de Norma estava trabalhando em um salão de cabeleireiro pertencente à filha de uma mulher que era sua melhor amiga e que no momento estaria no manicômio. Começara a trabalhar lá e se envolver com os tráficos que a família fazia, norma não sabia deste envolvimento. Lá eles compravam cabelos ucraniano e aplicavam em clientes por uma grana e traficava barrigas de alugueis.

Norma recebe uma notícia, sua mãe Anita pulou nos trilhos do metrô e faleceu. Isso para ela foi uma traição, o que tinha acontecido que a fez deixá-la sozinha com todos seus segredos. Assim Norma foi atrás de pistas que ela teria deixado para explicar sua ação, mas além de encontrar algumas coisas que poderiam justificar também encontrara sua origem.

Norma não era uma mulher normal, isso por causa de seu segredo. Seus cabelos cresciam de uma forma anormal, todos os dias tinha que cortá-lo, por isso sempre usava um turbante, se as pessoas vissem ele crescendo iriam ver sua anormalidade. De acordo com seu humor ele enrolava ou a cutucava. Só por sentir o cheiro dos cabelos de outras pessoas saberia se a pessoa era boa, misteriosa, como seus hormônios estão e até se estaria gravida, conseguia saber de doenças e prever mortes.
Era misteriosa por este motivo, aprendeu a esconder sua verdadeira identidade de todos até de pessoas de sua família.

Assim que perde sua mãe, também perde o emprego assim vai ocupar o lugar de Anita no salão e já sabia de alguns segredos e motivos de sua mãe. Descobre que seu cabelo estava sendo usado para traficar e implantar em várias clientes, porém não podia contar de onde ela arranjava eles.

A família Lambert era muito perigosa, fria e estava em uma corrida para descobrir o fornecedor do cabelo ucraniano, também atrás de mulheres para barriga de aluguéis. Percebemos uma competição de poder entre filhos, irmãos e pai.
Por fim, não gostei da finalização da história, mas foi uma boa leitura por retratar confusões mentais, bem sinistra.

"Quem domina os sonhos, domina o mundo. Quem domina os cabelos, domina as mulheres. Quem domina a capacidade de reprodução das mulheres, domina também os homens. Quem mantém as mulheres satisfeitas, satisfaz também os homens e quem trata das pessoas ansiosas por cabelos e bebés é para elas um rei.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui sua opinião.


Esse cantinho é todo seu, bota pra fora tudo o que tá no seu coração!!!