quinta-feira, 26 de julho de 2018

Meu Coração e Outros Buracos Negro - Jasmine Warga

Resultado de imagem para resenha Meu Coração e Outros Buracos Negro
Olá pessoas!!!

Trouxe uma resenha de um livro muito lindo e que retrata uma assunto forte como a depressão e a vontade de não viver mais. Será que nossa protagonista vai cometer um suicídio? Então vamos à resenha:

Aysel é nossa personagem principal, adolescente como todas as outras. Além de estudar, trabalha de telemarketing onde odeia estar ali, e entre uma ligação e outra mata o seu tempo entrando em um site de relacionamento. Este site na verdade serve para encontrar pessoas com o mesmo objetivo: se matar.

Passagens tranquilas é o nome do site, e um dia que Aysel estava lendo, encontra um rapaz que pede uma parceira de suicídio para um dia específico. Ela, que já estava com a intenção, resolveu responder e marcar. 

Ronam é o parceiro de Aysel, e se encontram para se conhecerem e marcar como será no dia.
Ela nunca pretendeu contar o motivo que a levava a querer tirar sua própria vida, apenas estava claro a depressão em que se encontrava. Não tinha vontade de sair e nem se arrumar, não gostava mais de ir a escola, pois sempre via comentários nos corredores ao seu respeito. Achava que se contasse que era filha de um homem que fez uma coisa terrível, Ronan nem iria querer "morrer" com ela.


Aysel morava com seu pai desde que separaram. Sua mãe arrumou uma nova família, casando novamente e arrumando mais filhos. Passava finais de semana com ela, mas se sentia intrusa, repreendida pelo olhares. E então quando tudo aconteceu e precisou de morar com sua mãe e a nova família, sentia que não era ali seu lugar, que não era bem recebida, que estava ali como entrometida e o seu medo era acabar virando um monstro como o seu pai.

Aysel conhece Ronan e percebe que ele é bem querido dos outros meninos, conhecido popularmente, pois era um dos melhores jogadores de basquete, tem uma mãe atenciosa e que mostra muito carinho para com ele. Assim Aysel fica se perguntando o motivo dele querer tirar sua própria vida. Assim como ela, ele não queria revelar o motivo, que inclusive é muito triste. 

O livro é contado de forma decrescente até a data marcada pelos dois para suicidarem juntos. Sempre Ronan duvidando que ela iria até o fim, apesar de mostrar muita frieza para ele, mas no fundo ela estava vendo vários motivos para continuar vivendo, para lutar e fazer ele também perceber um bom futuro. Ela sempre foi muito estudiosa e inteligente. Amava a física e um professor fez parte na decisão final da nossa protagonista.


"Quero afirmar que sei, com certeza, que sou diferente do meu pai. Que meu coração bate em um ritmo diferente, meu sangue pulsa a uma velocidade diferente. Mas não estou segura. Talvez a tristeza venha pouco antes da insanidade. Talvez ele e eu compartilhemos a mesma energia potencial. Tudo o que se é que não vou ficar aqui e descobrir se vou me tornar um monstro como meu pai.!


Esse livro foi muito importante, uma vez que, retrata a depressão e esse sentimento de vazio/buraco. Me vi com os pensamentos dela várias vezes. Normalmente as pessoas ao redor não percebem a depressão, só veem quando já é tarde. Cabe a nós vermos lá na frente e procurarmos motivos para continuar existindo.

Indico a leitura, não só por ser importante e por ter mexido comigo, mas porque é uma história que pode ter sido real.


"E talvez a lesma preta sempre viva dentro de mim. Talvez eu sempre tenha dias ruins quando o peso parecer insuportável. Mas por mais brega que soe, talvez os bons dias façam valer a pena passar pelos ruins.
Por tempo demais fiz do meu passado meu futuro, com medo de imaginar outra coisa. E agi assim- estática-, com medo da minha energia cinética. Talvez seja a hora de começar a imaginar, talvez seja hora de me pôr em movimento. Talvez seja hora de lutar contra a tristeza dentro de mim.
Será que é possível fazer Ronan entender isso? Fazê-lo ver que minha mudança não tem a ver com dar para trás, mas com lutar?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui sua opinião.


Esse cantinho é todo seu, bota pra fora tudo o que tá no seu coração!!!