Cadastra-se para receber meu conteúdo

sábado, 19 de novembro de 2016

Águas para Elefantes

Resultado de imagem para livro agua para elefantes
Capa do livro, 
Olá pessoas, voltei para trazer um dos mais lindos livros que conheci este ano. Este livro é de Sara Gruen e é um belo romance que estou ansiosa para contar para vocês leitores deste humilde blog.


Então vamos à história.
Jacob é o nosso progonista que nos conta a sua história. É alternado os acontecimentos entre presente e passado na sua vida. Atualmente ele tinha mais de 90 anos e morava em uma casa de repouso para idosos e não conformava em ter que morar longe de sua casa, sua família. Não conformava por estar velho, enrugado. Não aceitava que seu corpo estava daquele jeito envelhecido, nem parecia ele, queria comer comida de verdade para mastigar e sua memória lhe pregava peças, esquecia muita coisa. Estava revoltado, ranzinza e amargurado, mas o segredo que ele revela ao leitor é uma linda história de amor.


Ele nos conta de como foi sua vida adolescente. Estava na faculdade, com a vida praticamente arrumada. Formaria veterinário e continuaria trabalhando com seu pai na sua profissão, mas nem sempre os planos dão certo. De um dia pro outro perdeu tudo e inclusive não teve cabeça para fazer a prova final de conclusão de curso. Seus pais faleceram e não tinha lugar nem para dormir. Caminhando, viu um trem e pulou dentro, não sabendo que era um trem que transportava um circo de cidade em cidade. O trem chamava Esquadrão Voador do Circo Benzini,Conseguiu então um lugar para dormir, comer e trabalhar até arrumar sua vida.

Neste circo conheceu um homem chamado August, chefe do setor dos animais, Os trabalhadores do circo viviam falando para Jacob ter cuidado com este homem, porém ele era o amigo mais próximo e que trabalhavam juntos. Com o tempo percebeu que este homem ora o tratava muito bem, ora o humilhava, um dia estava muito feliz, de repente estava muito irritado. Além disso era marido de uma bela mulher, Marlena muito doce, linda era a estrela principal do circo e fazia números com seus cavalos.

O dono do circo, tio Al, viu uma oportunidade de melhorar seu negócio, outros circos estavam quebrando e foi até o local tentar comprar alguns animais e contratar aberrações da natureza que dava muito publico. Assim comprou uma elefanta. Desde o primeiro contato com esta elefanta o leitor já simpatiza com ela. O rapaz que cuidava, achou aquela uma boa oportunidade de se livrar do animal e segundo ele, a elefanta era burra, porque não fazia nada, só comia.
Resultado de imagem para livro agua para elefantes

Rosie, a elefanta tornou-se uma amiga de Jacob, o amor entre eles cresceu tanto que Jacob fazia de tudo para defende-la, até que ele descobriu o por que que ela não fazia nenhum truque. A língua que ela entedia era outra, assim Jacob ensinou ao domador  August alguns comandos para um número do circo em que Marlena faria em pé nas costas do animal. Isso deixou tio Al muito satisfeito, já tinha um mês que não pagava os trabalhadores por falta de dinheiro.

A história e os personagens nos dá uma sensação muito gostosa, um encanto, principalmente por ter um amor impossível preso por um homem doente de esquizofrenia. É tão lindo a forma como o personagem quer proteger todos os animais, mantê-los alimentados e por fim ficar com eles.

A história do presente com o personagem já velhinho também é muito gostosa de ler, o livro é pequeno, apesar da história se fechar e sabermos tudo que aconteceu dá vontade de saber mais e mais dessa história.

Então, amei o livro, indico bastante. Uma coisa que achei bem interessante é a escritora ter pesquisado e incluído fatos reais no livro, a sensação do encanto ainda fica maior.
Imagem relacionada