Trouxe este livro que sinceramente não sei em qual gênero literário entrará, mas considero um romance baseado em história real, além disso descobri que é uma obra obrigatória para estudantes de psicologia do desenvolvimento. Foi uma ótima experiência ler esta obra sem obrigatoriedade de estudo simplesmente por curiosidade. Então vamos à história:
Dibs é um garotinho de seis anos que é muito diferente de todas as outras crianças que Miss A. já vira. De acordo com relatos, ele não se enturmava com nenhuma outra criança da escola, não respondia a comandos de ninguém, sempre ficava isolado e não brincava, mas mesmo assim dava pra perceber que ficava atento a tudo a sua volta, mesmo sem interação com os demais. Além disso, dava muita crise de raiva, o que fazia que os professores o deixasse para o lado.
Miss A achou interessante e o observou em sala de aula, percebe que mesmo que não interagia e ficasse arisco com tudo e todos, mesmo assim ficava atento e quando podia pegar algum livro para ler, folear ou olhar imagens o fazia, assim cogitavam a possibilidade de ele saber ler e estar agindo daquela forma de propósito. Em conversa com a mãe de Dibs, Miss A. teve a permissão de levá-lo a uma terapia.
A mãe de Dibs acreditava que ele era uma criança retardada pelo seu comportamento estranho, ou até autista e, não escondia que a gravidez dele foi indesejada e mudou completamente sua vida, teve que parar de trabalhar e mudou sua vida para sempre. Percebe que ele era diferente com uns dois anos de idade e logo após teve outra filha e faz questão de dizer que ela era perfeita, diferente de Dibs. Como eles não combinavam precisou colocá-la em uma escola longe.
Bom, com a autorização de levá-lo para a sala de ludoterapia na quinta feira pegou na mãozinha dele e perguntou se queria ir em uma sala de brinquedos, ele aceitou e lá foram. Miss A. se apresentou e deixou claro que aquela sala ele poderia fazer o que quisesse, brincar com o que queria ou não. Assim ele foi se soltando, ela nunca dava sugestão do que ele podia fazer, mas sempre estava atenta a ele.
Depois de alguns dias na salinha ele foi se soltando e conversava muito, falava da sua vida em casa e descobrimos o que pode ser o motivo dele se trancar em si mesmo. Ele demonstra um rancor de seu pai que é um grande cientista e sente raiva de sua irmã, mas sua avozinha que o via somente um período do ano ele demonstrava que amava, que ela não o pressionava e gostava dele como ele era.
Miss A, percebe que ele sabia realmente ler e tem uma inteligência sem igual, sendo um super dotado, porém sendo sempre repreendido pelo seu pai acabou se trancando em si mesmo devido a mágoa e aos rancor pela lembrança sempre presente que seu nascimento mudou a vida de seus pais para sempre.
O que mais me marcou na leitura é evolução clara do personagem, como ele se mostrou feliz por se desprender de seus medos, como ele representava as lembranças más com brinquedos e como ele se mostrava perdoando os pais. É claro que o fim do livro é feliz, isso já fica explicito, e me encantei com esse garoto que sofreu na infância com um possível pai incompreensível e emadureceu junto com a criança com boa vontade fazendo cada um sua parte. A mãe acabou percebendo que deveria ter dado mais crédito na inteligência da criança desde antes, mas correu atrás do prejuízo e conseguiu recuperar o amor de seu filho. O pai também percebe seu erro e por fim o aceita do jeito que ele é. Ele volta a conversar com todos, a enturmar da sua maneira e expressar seus sentimentos sem medo de ser repreendido.
"Quando saí daquela primeira ludoterapia com Dibs, pude compreender por que os professores e os outros membros da escola não conseguiram inscrevê-lo no livro de casos perdidos e sem esperança. Senti um profundo respeito pela sua força e capacidade interiores. Dibs era uma criança de extraordinária coragem."
Não preciso nem dizer que amei a leitura, indico, amo e já estou com saudades.
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