Trouxe um livro de autor nacional, já publicou alguns livros que li e amei e este dou destaque maior, uma vez que o outro (Tudo que se Possa Querer) é de conto, ainda que gostei muito e me surpreendi, não curto muito contos, este é história única e conseguimos nos envolver com os personagens. Então vamos à história:
Nara vive em uma época pós guerra aqui no Brasil, viveu antes com seu marido médico, mas com a dificuldade que a guerra trouxe precisou fugir com suas crianças, atrás de um pouco de paz e mantimento. Seu marido foi morto no início desta guerra e se viu sozinha para criar uma menina muito linda, porém ainda nova para vivenciar tudo aquilo. Além de Sophia, sua linda filha tinha dois meninos gêmeos Anthony e Alexander, porém com a dificuldade que a guerra trouxe, Alexander veio a falecer.
Após passar por tudo isso, o falecimento do marido e a procura de um esconderijo, o falecimento de seu filho Alexander e o escassez de alimentos foi difícil a decisão, mas era o melhor: teriam que sair dali e "Pôr o pé na estrada".
Tudo estava arranjado, seu filho morto já enterrado, as tralhas embrulhadas, esperavam o momento certo para seguirem viajem. Mas no meio de tanta dor e desespero seu esconderijo atual foi invadido por dois homens estranhos e com a aparência temerosa. Lá eles encontram somente Nara, Sophia e Anthony estavam escondidos, estavam a procura de mantimentos ou riquezas, na falta do que eles procuravam levaram Nara aprisionada.
Nara além de agora estar nas mãos daqueles malfeitores, também estava muito preocupada com suas crianças. Sophia viu sua mãe sendo levada e cuidou muito bem de seu irmão. Tinham restos de alimentos, ela economizou alimentos para durar mais, mas quando acabou foi obrigada a sair para procurar comida, encontra um homem gordo com uma bolsa de alimentos, se viu tendo que roubar essa bolsa.
"Ela não consegue para de chorar, pensando em suas crianças,que ficaram para trás. Não havia alternativa senão deixá-los lá. Havia histórias sobre o que acontece com crianças capturadas na beira de estradas ou em abrigos, especialmente as meninas. A natureza dos homens é muito mais assustadora do que se possa imaginar, ainda mais nestes tempos em que tudo, sem exceção, pode ser usado para se obter vantagens sobre outras pessoas ou à custa delas"
Desta parte em diante o livro nos conta como foi a passagem de Nara estando aprisionada em lugares estranhos com homens maus e Sophia correndo perigo, fugindo com o medo de sua mãe nunca mais a encontrar. A inclusão de um novo personagem chamado Carlos que foi muito importante para o fechamento da história.
O que mais me chamou a atenção foi o cenário do livro, um futuro de pós guerra, o que tornou as pessoas nas dificuldades, a visão de uma mãe em dificuldades, lidando com luto, fome e ao mesmo tempo esperança e garra para ajudar os filhos que ainda vivem. A visão de uma criança vivenciando um momento em que não deveria de dificuldade, fome e desespero, mas não deixando de lado sua inocência.
Indico a leitura, o fim é maravilhoso, não decepciona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Deixe aqui sua opinião.
Esse cantinho é todo seu, bota pra fora tudo o que tá no seu coração!!!