Findou-se o ano e sempre pensamos o que foi proveitoso. Na leitura aproveitei bastante, li aproximadamente 70 livros e minha meta era pelo menos 50, superei minhas expectativas, li lançamentos e alguns que estavam na fila há tempo. Por isso pensei em fazer um top 12 dos livros que li este ano (foi tão difícil escolher), com minha opinião e assim seria uma indicação para quem quer ler e não sabe por qual começar.

Simplesmente amei essa leitura. Além de ter na história personagens com várias deficiências, retrata o amor, a amizade e a interação. Emily é uma menina que estuda no ensino médio, sempre lutou a favor das minorias, acredita que consegue enxergar além das aparências, mas nem sempre foi assim. Lucas é um garoto popular, jogador de futebol americano. Enorme, lindo e tímido. Ele e Emily não eram amigos, pois faziam parte de grupos diferentes. Porém devido um fato tiveram que estar juntos e se conheceram melhor, mudando o conceito que tinha um do outro. Belinda tem 21 anos, tem uma deficiência intelectual, mas é super inteligente. Resumindo ela foi assediada e Lucas e Emily viram e não fizeram nada. Como penalidade os meninos teriam que ir em aulas de relacionamento como serviço comunitário, onde era frequentados por pessoas com deficiências. Lá conhecemos alguns alunos maravilhosos que adoram aquelas aulas e fazem várias atividades sobre relacionamento e sobre como conviver no meio social.
Trouxe um Thriller / Romance Policial maravilhoso. Fiquei fascinada por essa história: Maya é uma garota cheia de enigmas e parece ser a única pessoas capaz de explicar sobre o jardim das borboletas o qual viveu após ter sido sequestrada pelo Jardineiro que era um homem obcecado, brutal e amava suas 'borboletas". Maya acabou se tornando uma das favoritas mesmo não fazendo esforço para isso. Era forte, enigmática, observadora, discreta e desafiadora.
3º Livro: Eve & Adam - Michael Grant e Katherine Applegate
Madeline seria uma garota nada normal a não ser por um detalhe: Possui uma doença em que não pode ser tocada e nem viver o mundo como qualquer garota normal.O ar que respira e que vive tem que ser filtrado, as pessoas que vão ficar no mesmo ambiente tem que ser descontaminado e nunca pode ser tocada. Toda sua infância viveu vendo crianças a brincar e correr na rua, mas ela não podia. Vivia somente ela e sua mãe, uma vez que seu irmão e seu pai morreram em um acidente de carro, ela não lembra deles, pois era muito pequena. Olly é um novo vizinho que é interessante, alto, lindo, olhos azuis e engraçado. Conversam pela internet e um dia conseguiram se encontrar.
5º Livro: Juntando os Pedaços JENNIFER NIVEN
Libby é uma garota que virou notícia na sua cidade, depois que sofreu muito bullyng na escola entrou em uma depressão muito grande, terminando tão obesa que não conseguia se mover, precisou de chamar os bombeiros para ajudar. Era tão gorda e pesada que foi preciso um guindaste ser chamado, quebrar parte da sua casa e retirá-la por cima.
Libby era sonhadora e acreditava encontrar um rapaz que a amasse e a tratasse bem, ignorando a gordura, mas enxergando ela interiormente. Jack começa dar alguns sinais e a esperança dela cresce muito
6ºLivro: Delirium - Lauren Oliver e Harper Collins

7ºLivro: O ódio que você semeia - Angie Thomas

Um romance que retrata violência doméstica, racismo e homofobia. Betina menina prodígio da cidade, porém sua vida mudou após perder seus pais e ter sido levada para morar com sua tia que a odiava tanto que agredia fisicamente. Não tinha superado a dor da perda dos seus pais, acreditava em um assassinato. Conhece um médico chamado Nicolas e ali temos um romance. Uma história que nos faz saber que lembranças, amor e amizades são importantes, nos dão força para seguir em frente. Indico essa história, muito linda e emocionante.
Charlotte é uma garota tímida, com muita vontade de amar, ser amada e viver, porém somente demonstra tristeza, rancor e mágoa. Na clínica em que ficou internada inicialmente era conhecida como Sue silenciosa por se calar. O vazio dentro dela era tão grande, uma escuridão que sugou a sua voz. Assim que sai da clínica percebe que está sozinha novamente, se sentindo uma aberração com muitas cicatrizes, um buraco negro na sua vida. Vemos nossa personagem se reerguer

Esse livro foi muito importante, uma vez que, retrata a depressão e esse sentimento de vazio/buraco. Me vi com os pensamentos dela várias vezes. Normalmente as pessoas ao redor não percebem a depressão, só veem quando já é tarde. Aysel é nossa personagem principal, adolescente que mata o seu tempo entrando em um site de relacionamento para encontrar um par para se matar juntos. Ronam é o parceiro que ela encontra e fica se perguntando o motivo dele querer tirar sua própria vida.
Melaine descobre quem ela é realmente, o perigo que ela representa para aqueles que estão com ela, a fome que a preenche quando sente o cheiro dos humanos, mas ao mesmo tempo não quer ser este monstro.
11ºLivro: A Menina que Tinha Dons - M. R. Carey

Um romance que retrata suicídio, o luto e a depressão, Lexie passando por um luto, seu irmão suicidou e está entrando em uma depressão por falta e sentindo culpa pelo acontecido. Quando estava quase se recuperando acontece que um dos melhores amigos de seu irmão também suicida. Assim tenta se aproximar de um último amigo que está triste e distante, com muito medo dele também levar o mesmo fim. Amei a história, profunda e pesada. Com assuntos importantes e possivelmente realidade, uma vez que foi baseado em história real. Indico o livro e já adianto que várias vezes dá uma emocionada.
Bônus:
13ºLivro: FALE - LAURIE HALSE ANDERSON
Por fim, se caso pensa não gosta de ler e pensa em ler algum livro este ano, comece por qualquer um desses indicado aqui, empresto, envio por e-mail, mas leia. "A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo. Joseph Addison"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Deixe aqui sua opinião.
Esse cantinho é todo seu, bota pra fora tudo o que tá no seu coração!!!