Olá pessoas!!!
Trouxe um livro que ficou muito famoso devido a uma adaptação para o Netflix que ficou muito massa também. Estava na minha lista de leitura há bastante tempo e fui convencida a ler para conversar sobre com uma amiga, gostei e indico muito. Observação terá poucos spoilers porque sim!!! Então vamos à história.
Malorie vivia sua vida tranquila com sua irmã, acabara de descobrir uma gravidez não planejada. Na TV viam notícias que estavam tendo um surto de suicídio em massa. Estavam tranquilas, pois o surto que estava ocorrendo era em locais distantes e estavam certas que iriam controlar antes que chegassem, porém aconteceu que chegou até elas o mal.
Estavam noticiando que provavelmente a visão de algo fazia com que as pessoas se matassem, por isso eram orientados a usarem vendas e tamparem as janelas. Tinha até um abrigo que foi publicado em um jornal. Acontece que sua irmã viu a "coisa" e Malorie se viu sozinha naquela situação, o mal não estava mais distante, aquele apocalipse estava acontecendo. Com instinto de se salvar e salvar o ser que estava gerando dentro de si foi ao local de abrigo.
Chegando lá foi abrigada por Tom um dos líderes do local, muito sensato, humano e que também passara por um luto ressentimento por causa da "coisa" . Don que o vejo como egoísta e desumano, pois nunca era a favor de receber pessoas para abrigar. Felix, Jules e Cheryl também já estavam abrigados. Os moradores do casarão tamparam as janelas com jornais e trancaram bem as portas. Dentro de casa poderiam andar desvendados se as janelas estivessem tampadas para não ter risco de olharem para o monstro.
Todos que estavam ali já tinham vivido luto por causa da "coisa", o futuro era incerto, uma vez que, embora eles tivessem estoques de alimento, não iria durar muito e não sabiam onde encontrar mais. O caso ficou mais apertado quando uma nova integrante chega à casa. Olympia era vizinha da casa e seu marido era das forças armadas e fora enviado para combater o monstro, acabou morrendo e ela se viu sozinha e também grávida. Ambas estavam quase do mesmo tempo de gravidez, ela esperava ansiosa para ver sua criança e já tinha nome, diferente de nossa personagem principal que não tinha muita perspectiva do futuro, nem nome ainda tinha pensado, não sabia nem o sexo. Estavam preocupadas de quando chegasse a hora quem iria ajudar no parto. Melorie confiava em Tom para ajudar, mas sua colega de gravidez achava que uma ajudaria a outra.
Durante o tempo ia passando tentavam ligar para vários números aleatórios tentando contato com sobreviventes, depois de um tempo o sinal da TV foi cortado, do telefone e o único locutor de rádio se matou diante do caos que seguiam. Eles tinham que fazer um mutirão para pegar água em um poço que tinha do lado de fora e um dos integrantes era responsável para jogar o balde de merda fora.
O livro nos conta sempre o presente e o passado, no caso o passado seria o relato que já contei acima. O presente, Melorie estava com um casal de crianças de quatro anos, essas crianças nunca viram o mundo lá fora, o único animal que viram seria um peixe. Elas sabiam do perigo do lado de fora e sabiam que precisavam usar um venda para não morrer. Nossa protagonista treinara o ouvido dos meninos para conseguirem discernir o que estariam ouvindo sem precisar de olhá-las. Isso porque sabia que um dia eles teriam que fugir do casarão que os abrigaram por tanto tempo.
Chegando o dia em que precisavam sair correndo, foram até o rio que passava ali por perto e subiram no barco, com a instrução de sempre ficarem em silêncio e dizerem se ouvisse algo diferente. Durante o trajeto no rio ficaram tensos e com muito medo do que encontrariam, pois do lado de fora era onde o monstro estava.
Quando líamos o presente deles no rio, já sabíamos que estava ela sozinha com as crianças e algo aconteceu com todos os integrantes da casa, ligamos a um novo integrante que chegara. Esse integrante chega contando que em um abrigo que estava havia uma pessoa que os obrigaram a ver o monstro, antes dele se contaminar, fugiu. Contou que lá fora existia pessoas adoradores da "coisa". Nossa personagem principal não confiava neste cara e com a saída de Tom para procurar animais e alimentos estava no lugar dele de líder.
Precisava contar para todos da sua desconfiança de Gary, mas no momento que iria contar Tom chega, expulsaram o cara, mas Don o abrigou escondido no porão. Logo após ela e sua companheira de gestação entra em trabalho de parto. Elas sobem para o sótão e ali ganham seus bebes.
No momento em que estava tudo acontecendo ouviam muito barulho no andar de baixo, brigas, barulhos de tiros e etc. Assim o cara causa um caos dentro da casa, retirando todas as proteções da janela e fazendo com que as pessoas vissem o monstro.
Assim sabemos como aconteceu que ela ficou sozinha, agora estavam no rio em busca de um novo local onde se abrigar com duas crianças. Lá passaram por muitos medos, encontraram um homem que queria fazê-los enxergar a "coisa", uns lobos, uns pássaros e ainda iria enfrentar um dilema ainda maior. Iriam chegar em um local do rio que um dos integrantes teria que abrir os olhos, correndo o risco de deparar com o monstro.
Enfim, indico tanto o livro quanto o filme da Netfilx, existem muitas discussões do que é o tal monstro, acredito que o que é não é tão importante, mas acredito que as pessoas que já tinham problemas mentais acabava adorando o monstro e fazendo todos verem também. Aqueles que o viam perdiam a vontade de viver instantaneamente. É quase impossível não trazer para nossa realidade que o mal do século é a depressão e a ansiedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Deixe aqui sua opinião.
Esse cantinho é todo seu, bota pra fora tudo o que tá no seu coração!!!