quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

1984 - George Orwell

Olá pessoas!!!

Trouxe este livro que já estava na minha lista e acabei ganhando ele recentemente e assim me deu mais vontade de seguir a leitura. Uma distopia que vemos que essa realidade tá próxima, bem próxima. Uma bela crítica social, um livro importante para a história,
então vamos à história.

"Guerra é paz
Liberdade é escravidão
Ignorância é força"

Winston é o nosso personagem principal e é através dele que ficamos sabendo o que acontece nem Londres onde mora e no mundo nos dias em que vive. Não era certo o ano em que estavam, o mundo foi dividido em Oceânia, Eurásia e Lestásia. Três líderes agrupavam países e comandavam os suas regras e costumes. Não existia posse de terra, pois tudo era do governo. Nosso personagem trabalhava para o partido em troca de um lugar para dormir e alimentação. O seu serviço era no setor Ministério da verdade, o qual manipulava o passado para que, tudo que estava sendo dito não pudesse ter prova contraditória. Além disso a rotina era enfadonha com um outro objetivo de produzir jornais, revistas, filmes, livros, entre outros com informações da Novafala, no caso sem um pingo de qualidade.

O livro é dividido em três partes. A primeira nos é apresentada a rotina de Winston, seu vizinho e filhos intrometidos e já desde pequenos aprendendo a dedurar cidadães que estivessem fazendo qualquer coisa errada. Além disso nos conta os outros ministérios que este governo trouxe, como o Ministério do Amor, onde ensinava a amar o "grande irmão", da Pujança que dispensava recursos para a população e etc. Ficamos conhecendo o "Grande irmão" que no caso eu interpretei como um lider principal de onde saía todas as ordens. Tinha também a Teletela, que seria um tipo de televisão que tinha que ficar ligado 24h por dia e de dentro da tela vigiavam a população.

"O ministério da Paz cuida dos assuntos da guerra; o ministério da Verdade trata das mentiras; o ministério do Amor pratica a tortura; e o ministério da pujança lida com escassez de alimentos. Essas contradições não são acidentais e não resultam de mera hiprocrisia: são exercícios deliberados de duplipensamento. Pois somente reconciliando contradições é possível exercer o poder de modo indefinido."

Neste primeiro momento do livro vemos que o nosso personagem está triste com o mundo em que vive e percebe que quase ninguém a sua volta percebe que estão sendo manipulados. Não tinham quase recursos nenhum e ninguém lembrava de nada que acontecia, eram manipulados a duplopensamento, esquecer automaticamente a verdade que conhecia para acreditar no que o grande irmão apresentava. Dentro dele começa a nascer um sentimento de revolta e curiosidade se o mundo sempre foi daquela maneira como o governo pregava. Assim comprou um caderno para fazer de diário e escrevia seus pensamentos mais escondidos, assim correndo risco de ser pego, pois se alguém imaginasse que ele estivesse tendo esses pensamentos era preso.

Nessa parte também nos foi apresentado uma garota chamada Julia, muito bonita, atraente mas ele não confiava nela pois tinha a impressão que ela era do ministério do amor e ficava atrás de pessoas com pensamentos traíras contra o governo. Tinha a impressão que ela sempre estava o olhando e o seguindo, tinha pensamentos de ruindade contra ela, com medo de ser pego.

Já na segunda parte do livro me surpreendi pois Julia se declarou para nosso personagem e assim eles começaram a se encontrar. Nessa nova realidade que viviam não podiam escolher parceiros e nem se acasalar para curtir, somente para procriação. E além disso Winston já fora casado antes. Conversavam muito sobre uma revolução para derrubar o governo e sonhava quando isso acontecesse.

Agora já na terceira parte o livro nos conta quando ele foi traído e resgatado pelo governo para ser "curado". Passou por várias seções de tortura e sabia que no fim do tratamento, depois de ser "curado" seria morto. Por pouco não consegui perceber que ele ficou anos sendo torturado e sem saber de seu grande amor que também fora pega.

“Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado”

Caixa de Pássaros – Josh Malerman

Resultado de imagem para caixa de passaros
Olá pessoas!!!

Trouxe um livro que ficou muito famoso devido a uma adaptação para o Netflix que ficou muito massa também. Estava na minha lista de leitura há bastante tempo e fui convencida a ler para conversar sobre com uma amiga, gostei e indico muito. Observação terá poucos spoilers porque sim!!!  Então vamos à história.

Malorie vivia sua vida tranquila com sua irmã, acabara de descobrir uma gravidez não planejada. Na TV viam notícias que estavam tendo um surto de suicídio em massa. Estavam tranquilas, pois o surto que estava ocorrendo era em locais distantes e estavam certas que iriam controlar antes que chegassem, porém aconteceu que chegou até elas o mal.

Estavam noticiando que provavelmente a visão de algo fazia com que as pessoas se matassem, por isso eram orientados a usarem vendas e tamparem as janelas. Tinha até um abrigo que foi publicado em um jornal. Acontece que sua irmã viu a "coisa" e Malorie se viu sozinha naquela situação, o mal não estava mais distante, aquele apocalipse estava acontecendo. Com instinto de se salvar e salvar o ser que estava gerando dentro de si foi ao local de abrigo. 

Chegando lá foi abrigada por Tom um dos líderes do local, muito sensato, humano e que também passara por um luto ressentimento por causa da "coisa" . Don que o vejo como egoísta e desumano, pois nunca era a favor de receber pessoas para abrigar. Felix, Jules e Cheryl também já estavam abrigados. Os moradores do casarão tamparam as janelas com jornais e trancaram bem as portas. Dentro de casa poderiam andar desvendados se as janelas estivessem tampadas para não ter risco de olharem para o monstro.

Todos que estavam ali já tinham vivido luto por causa da "coisa", o futuro era incerto, uma vez que, embora eles tivessem estoques de alimento, não iria durar muito e não sabiam onde encontrar mais. O caso ficou mais apertado quando uma nova integrante chega à casa. Olympia era vizinha da casa e seu marido era das forças armadas e fora enviado para combater o monstro, acabou morrendo e ela se viu sozinha e também grávida. Ambas estavam quase do mesmo tempo de gravidez, ela esperava ansiosa para ver sua criança e já tinha nome, diferente de nossa personagem principal que não tinha muita perspectiva do futuro, nem nome ainda tinha pensado, não sabia nem o sexo. Estavam preocupadas de quando chegasse a hora quem iria ajudar no parto. Melorie confiava em Tom para ajudar, mas sua colega de gravidez achava que uma ajudaria a outra.

Durante o tempo ia passando tentavam ligar para vários números aleatórios tentando contato com sobreviventes, depois de um tempo o sinal da TV foi cortado, do telefone e o único locutor de rádio se matou diante do caos que seguiam. Eles tinham que fazer um mutirão para pegar água em um poço que tinha do lado de fora e um dos integrantes era responsável para jogar o balde de merda fora. 

O livro nos conta sempre o presente e o passado, no caso o passado seria o relato que já contei acima. O presente, Melorie estava com um casal de crianças de quatro anos, essas crianças nunca viram o mundo lá fora, o único animal que viram seria um peixe. Elas sabiam do perigo do lado de fora e sabiam que precisavam usar um venda para não morrer. Nossa protagonista treinara o ouvido dos meninos para conseguirem discernir o que estariam ouvindo sem precisar de olhá-las. Isso porque sabia que um dia eles teriam que fugir do casarão que os abrigaram por tanto tempo.

Chegando o dia em que precisavam sair correndo, foram até o rio que passava ali por perto e subiram no barco, com a instrução de sempre ficarem em silêncio e dizerem se ouvisse algo diferente. Durante o trajeto no rio ficaram tensos e com muito medo do que encontrariam, pois do lado de fora era onde o monstro estava.

Quando líamos o presente deles no rio, já sabíamos que estava ela sozinha com as crianças e algo aconteceu com todos os integrantes da casa, ligamos a um novo integrante que chegara. Esse integrante chega contando que em um abrigo que estava havia uma pessoa que os obrigaram a ver o monstro, antes dele se contaminar, fugiu. Contou que lá fora existia pessoas adoradores da "coisa". Nossa personagem principal não confiava neste cara e com a saída de Tom para procurar animais e alimentos estava no lugar dele de líder.

Precisava contar para todos da sua desconfiança de Gary, mas no momento que iria contar Tom chega,  expulsaram o cara, mas Don o abrigou escondido no porão. Logo após ela e sua companheira de gestação entra em trabalho de parto. Elas sobem para o sótão e ali ganham seus bebes.
No momento em que estava tudo acontecendo ouviam muito barulho no andar de baixo, brigas, barulhos de tiros e etc. Assim o cara causa um caos dentro da casa, retirando todas as proteções da janela e fazendo com que as pessoas vissem o monstro.

Assim sabemos como aconteceu que ela ficou sozinha, agora estavam no rio em busca de um novo local onde se abrigar com duas crianças. Lá passaram por muitos medos, encontraram um homem que queria fazê-los enxergar a "coisa", uns lobos, uns pássaros e ainda iria enfrentar um dilema ainda maior. Iriam chegar em um local do rio que um dos integrantes teria que abrir os olhos, correndo o risco de deparar com o monstro.

Enfim, indico tanto o livro quanto o filme da Netfilx, existem muitas discussões do que é o tal monstro, acredito que o que é não é tão importante, mas acredito que as pessoas que já tinham problemas mentais acabava adorando o monstro e fazendo todos verem também. Aqueles que o viam perdiam a vontade de viver instantaneamente. É quase impossível não trazer para nossa realidade que o mal do século é a depressão e a ansiedade. 

"As criaturas em sua mente andam em campos abertos, sem horizonte. Ficam ao lado das janelas de casas antigas e olham com curiosidade pelo vidro. Elas analisam. Examinam. Observam. Fazem a única coisa que Malorie não pode fazer. Olham."

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Top 12 melhores livros de 2018

Olá pessoas!!!

Findou-se o ano e sempre pensamos o que foi proveitoso. Na leitura aproveitei bastante, li aproximadamente 70 livros e minha meta era pelo menos 50, superei minhas expectativas, li lançamentos e alguns que estavam na fila há tempo. Por isso pensei em fazer um top 12 dos livros que li este ano (foi tão difícil escolher), com minha opinião e assim seria uma indicação para quem quer ler e não sabe por qual começar.


Resultado de imagem para Belinda e EM - Cammie McGovern1º Livro: Belinda e EM - Cammie McGovern
Simplesmente amei essa leitura. Além de ter na história personagens com várias deficiências, retrata o amor, a amizade e a interação. Emily é uma menina que estuda no ensino médio, sempre lutou a favor das minorias, acredita que consegue enxergar além das aparências, mas nem sempre foi assim. Lucas é um garoto popular, jogador de futebol americano. Enorme, lindo e tímido. Ele e Emily não eram amigos, pois faziam parte de grupos diferentes. Porém devido um fato tiveram que estar juntos e se conheceram melhor, mudando o conceito que tinha um do outro. Belinda tem 21 anos, tem uma deficiência intelectual, mas é super inteligente. Resumindo ela foi assediada e Lucas e Emily viram e não fizeram nada. Como penalidade os meninos teriam que ir em aulas de relacionamento como serviço comunitário, onde era frequentados por pessoas com deficiências. Lá conhecemos alguns alunos maravilhosos que adoram aquelas aulas e fazem várias atividades sobre relacionamento e sobre como conviver no meio social.


Resultado de imagem para trilogia colecionador o jardim das borboletas2º Livro: O Jardim das Borboletas - O Colecionador de Belezas de Dot Hutchison
Trouxe um Thriller / Romance Policial maravilhoso. Fiquei fascinada por essa história: Maya é uma garota cheia de enigmas e parece ser a única pessoas capaz de explicar sobre o jardim das borboletas o qual viveu após ter sido sequestrada pelo Jardineiro que era um homem obcecado, brutal e amava suas 'borboletas". Maya acabou se tornando uma das favoritas mesmo não fazendo esforço para isso. Era forte, enigmática, observadora, discreta e desafiadora.



3º LivroEve & Adam - Michael Grant e Katherine Applegate
Resultado de imagem para livro eve e adamUm romance lindo, nada convencional. Eve é uma jovem, filha de uma mulher super poderosa, rica, autoritária e controladora. Em um dia Eve envolveu-se em um acidente de carro e foi levada ao hospital. Sabia que o acidente tinha sido feio, pois tinha visto sua perna sendo decepada, separada do corpo. Sua mãe com muita influencia a transferiu para sua empresa/laboratório e assim que foi cuidada pela equipe de sua mãe percebeu que não sentia dores. Tinha tão pouco tempo do acidente e era como se não tivesse acontecido nada. Solo é um rapaz misterioso, sempre estava por perto e assim Eve descobre que sua mãe acolheu aquele rapaz desde sempre.  Sua mãe era a responsável por um programa de criação de Adam, um rapaz lindo, com olhos azuis, musculoso, pernas torneadas de corredor, inteligente e engraçado foi criado por manipulação de genes afim de construir a pessoa perfeita. Assim ela descobre como ela ficou curada tão depressa e segredos da sua mãe vem a tona. 

Resultado de imagem para tudo e todas as coisas livro4º Livro: Tudo e todas as coisas 
Madeline seria uma garota nada normal a não ser por um detalhe: Possui uma doença em que não pode ser tocada e nem viver o mundo como qualquer garota normal.O ar que respira e que vive tem que ser filtrado, as pessoas que vão ficar no mesmo ambiente tem que ser descontaminado e nunca pode ser tocada. Toda sua infância viveu vendo crianças a brincar e correr na rua, mas ela não podia. Vivia somente ela e sua mãe, uma vez que seu irmão e seu pai morreram em um acidente de carro, ela não lembra deles, pois era muito pequena. Olly é um novo vizinho que é interessante, alto, lindo, olhos azuis e engraçado. Conversam pela internet e um dia conseguiram se encontrar. 


5º Livro: Juntando os Pedaços JENNIFER NIVEN
Resultado de imagem para juntando os pedaçosUma história emocionante e diferente que retrata muito a diversidade. Jack é um rapaz de 16 anos  que tem uma doença: Prosopagnosia. Essa é uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Ele vê, mas não consegue juntar olhos, sobrancelhas, boca, formato de rosto e orelhas para quando a ver novamente reconhecer. Para ele todos são estranhos, mesmo sendo uma pessoa próxima que convive com ele a vida inteira. E ninguém ao seu redor sabe disso. 
Libby é uma garota que virou notícia na sua cidade, depois que sofreu muito bullyng na escola entrou em uma depressão muito grande, terminando tão obesa que não conseguia se mover, precisou de chamar os bombeiros para ajudar. Era tão gorda e pesada que foi preciso um guindaste ser chamado, quebrar parte da sua casa e retirá-la por cima.
Libby era sonhadora e acreditava encontrar um rapaz que a amasse e a tratasse bem, ignorando a gordura, mas enxergando ela interiormente. Jack começa dar alguns sinais e a esperança dela cresce muito


6ºLivro: Delirium - Lauren Oliver e Harper Collins
Resultado de imagem para delirium lauren oliverUm romance distópico que passa no ano de 2091. Lena é uma garota adolescente que nasceu e viveu em uma província manipulada pelo governo, cercada por muros e cercas elétricas, restritamente proibidos de sair. Lá é pregado que existiu no mundo um vírus que assolou todas os povos da terra chamado Amor delirium nervosa. Aos dezoito anos teria que enfrentar um procedimento cirúrgico onde as pessoas ficariam sem perigo daquela doença. Além disso encontraria seu par, seu futuro marido. Lena com medo da doença por causa dos vários relatos estava contando os dias para a sua intervenção e se ver livre de contrair a doença. No dia da sua intervenção conhece Alex, um rapaz que nasceu e viveu na "selva" que é o outro lado da cerca. Uma trilogia que vale muito a pena. 


7ºLivro: O ódio que você semeia - Angie Thomas
Resultado de imagem para O ódio que você semeia - Angie ThomasEste livro com temas como racismo, preconceito, diferenças entre classes sociais, drogas e falta de oportunidades serão discutidas. Starr, uma mocinha (16 anos) apesar de uma adolescente normal da periferia tinha sua amizade dividida, entre amizade da escola, onde as crianças não tinham dificuldade financeira e as amizades da comunidade onde enfrentavam a fome, o vício, guerra entre gangues, medo da polícia.  Estudava em uma escola onde ela e seu meio irmão eram os únicos negros ali. Vivendo em uma comunidade e nessa situação social acontece de ser a única testemunha ocular de uma injustiça policial. Ele matou seu amigo por supor que ele estivesse com armas devido ser negro. 

Resultado de imagem para nunca olhe para dentro resenha8ºLivro: Nunca olhe para dentro - Amanda Ágatha Costa
Um romance que retrata violência doméstica, racismo e homofobia. Betina menina prodígio da cidade, porém sua vida mudou após perder seus pais e ter sido levada para morar com sua tia que a odiava tanto que agredia fisicamente. Não tinha superado a dor da perda dos seus pais, acreditava em um assassinato. Conhece um médico chamado Nicolas e ali temos um romance. Uma história que nos faz saber que lembranças, amor e amizades são importantes, nos dão força para seguir em frente. Indico essa história, muito linda e emocionante.


Resultado de imagem para garota em pedaços9ºLivro:Garota em Pedaços - Kathleen Glasgow
Charlotte é uma garota tímida, com muita vontade de amar, ser amada e viver, porém somente demonstra tristeza, rancor e mágoa. Na clínica em que ficou internada inicialmente era conhecida como Sue silenciosa por se calar. O vazio dentro dela era tão grande, uma escuridão que sugou a sua voz. Assim que sai da clínica percebe que está sozinha novamente, se sentindo uma aberração com muitas cicatrizes, um buraco negro na sua vida. Vemos nossa personagem se reerguer






Resultado de imagem para resenha Meu Coração e Outros Buracos Negro10ºLivro: Meu Coração e Outros Buracos Negro - Jasmine Warga

Esse livro foi muito importante, uma vez que, retrata a depressão e esse sentimento de vazio/buraco. Me vi com os pensamentos dela várias vezes. Normalmente as pessoas ao redor não percebem a depressão, só veem quando já é tarde. Aysel é nossa personagem principal, adolescente que mata o seu tempo entrando em um site de relacionamento para encontrar um par para se matar juntos. Ronam é o parceiro que ela encontra e fica se perguntando o motivo dele querer tirar sua própria vida.
Melaine descobre quem ela é realmente, o perigo que ela representa para aqueles que estão com ela, a fome que a preenche quando sente o cheiro dos humanos, mas ao mesmo tempo não quer ser este monstro.

11ºLivro: A Menina que Tinha Dons - M. R. Carey
Resultado de imagem para livro a menina que tinha dons tem continuaçãoEste é novamente uma distopia. Melaine é uma criança de 10 anos que vive em um tipo de quartel. Esse local foi construído para pesquisas. A sociedade está acabada, foi atingida por um tipo de fungo que aloja no cerebelo dos humanos e acabam virando os famintos, (tipos de Zumbis) que se alimentam de carne humana e dentro da pessoa o fungo se alimenta do cérebro da pessoa, ela vira um morto-vivo andando por aí atrás de alimentos.No meio dessas pessoas existem crianças que possuem esses fungos no cérebro, porém o mesmo age de forma diferente, as crianças conseguem viver com a essência da mesma e se não tiver nada que estimular a fome elas vivem normais. Ocorre um ataque ao quartel e ela é obrigada a vivenciar com os outros personagens. Assim Melaine descobre quem ela é realmente, o perigo que ela representa para aqueles que estão com ela, a fome que a preenche quando sente o cheiro dos humanos, mas ao mesmo tempo não quer ser este monstro.

Resultado de imagem para o último adeus12ºLivro: O último Adeus - Cynthia Hand

Um romance que retrata suicídio, o luto e a depressão, Lexie passando por um luto, seu irmão suicidou e está entrando em uma depressão por falta e sentindo culpa pelo acontecido. Quando estava quase se recuperando acontece que um dos melhores amigos de seu irmão também suicida. Assim tenta se aproximar de um último amigo que está triste e distante, com muito medo dele também levar o mesmo fim. Amei a história, profunda e pesada. Com assuntos importantes e possivelmente realidade, uma vez que foi baseado em história real. Indico o livro e já adianto que várias vezes dá uma emocionada.

Bônus:


13ºLivro: FALE - LAURIE HALSE ANDERSON
Resultado de imagem para LIVRO FALEEntão, esse livro diz sobre falar ou calar quando estiver se saindo prejudicado ou injustiçado. No caso nosso quando estiver sendo ABUSADO SEXUALMENTE. Melinda em uma festa ligou para polícia onde rolava muita coisa errada, mas ninguém a perguntou o por que da ligação, somente ficava a julgando. Assim Melinda está a um passo da depressão, com pensamentos suicidas, vai levando a vida, pois não tem pra onde correr. Desde o acontecido Melinda decidiu se calar, pois não tinha vontade de dizer a ninguém o que estava acontecendo na sua vida, não se sentia segura, será que acreditariam? 


Por fim, se caso pensa não gosta de ler e pensa em ler algum livro este ano, comece por qualquer um desses indicado aqui, empresto, envio por e-mail, mas leia. "A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo. Joseph Addison"