segunda-feira, 27 de março de 2017

Os demônios de Henry - Vivendo Com A Esquizofrenia: Pai E Filho Contam Sua História



Resultado de imagem para os demonios de henry resenha
Olá pessoas!
Trouxe um livro diferente hoje. Gosto muito de livros que retratam doenças ou deficiências e este é um caso real onde pai e filho escrevem sobre a sua convivência com a esquizofrenia. Eu sou amante de estudo de doenças da mente e por isso me atraiu a leitura. Não foi fácil, mas foi muito interessante. É um livro pesado, escrito de uma forma fácil de entender. Demorei muito pra terminar, mas valeu à pena. 


Como já consta no título Henry sofre de esquizofrenia,
 porém ele não aceita que aquilo que ele vive dentro da sua mente não é real e não aceita tomar os remédios que o controlaria. Ele ajuda seu pai Patrick a contar a sua história e fazer-nos entender o que estava acontecendo com ele.

Patrick trabalhava em um país diferente, seu serviço exigia que ele vivia se mudando, por isso sua família se instalou em um local e ele vivia viajando a trabalho. Eis que ele recebe uma ligação de sua esposa informando que seu filho não estava bom. O menino fugia das clinicas, cuspia os remédios, ficava nu, gostava de andar todo mulambento, mas ele fazia isso tudo porque, segundo ele, as árvores mandavam, ou o objeto chamava, ou aquilo dentro da sua mente mandava e se ele não fizesse não ia ser bom.

 Seu pai achou por bem abandonar o serviço e viver mais perto de Henry, dar o apoio. Sua esposa já estava cansada de se preocupar sempre que ele fugia e ficava desaparecido, Foi uma saga a mudança de clinicas, algumas eram boas em alguma coisa, como o tratamento, outras em segurança pessoal ou em segurança de tomar remédios. Para o Henry todas as clinicas que passou parecia uma jaula, um aprisionamento. ele que sempre teve o espírito livre, gostava de artes, inclusive a faculdade que fazia era de artes, pintava quadros, gostava de músicas e de conversar com estranhos.

Não tenho muito mais o que dizer do livro, a não ser que a ajuda e o apoio da família é chave para a melhora e a pessoa tomar os remédios, fazer controle com psiquiatra/psicologo trás uma evolução naquele sofrimento.


Um homem de sorte - Nicholas Sparks

Eu segurando o livro. A capa mostra
um casal que irá se beijar.
Olá pessoas!!!

Trouxe mais um romance deste renomado escritor que onze obras foram adaptadas para filme pelo grande sucesso do livro. Então vamos à história.

Logan é nosso personagem principal, serviu muitos anos o seu país como fuzileiro naval. Viajava para onde o pelotão mandasse e algumas das vezes o mandou para a guerra do Iraque, e lá achou uma foto de uma mulher. Seu amigo Victor começou com a conspiração de que a foto lhe traria sorte, como não encontrou o dono dela, guardou consigo. Seu serviço trazia uma grande tensão, pois sabia que, cedo ou tarde o fim de todos daqueles seria a morte ou trauma, mas com ele nada acontecia.

Após carregar sempre aquela foto teve muita sorte em tudo que fazia, mas com as pessoas ao seu redor acontecia tudo de ruim. Após aposentar daquele serviço, já que não tinha morrido na guerra, Victor colocou na cabeça dele que tinha uma grande dívida com a moça da foto e precisava pagar. Por isso foi da sua cidade até onde achava que a foto tinha sido tirado, afim de encontrá-la. Chegando na cidade presenciou um policial escondido a tirar fotos de moças nuas. Vendo a sacanagem conseguiu pegar e consumir com a câmera pra dar uma lição nele, porém não sabia com quem estava mexendo.

Elisabeth era mãe solteira, já tinha desistido do amor. Todos homens que tinha se envolvido depois de seu ex-marido, após o primeiro encontro não a procurava mais, nem ligavam para dar satisfação. Seu ex-marido e pai de seu filho é filho de um dos homens mais importantes daquela cidade, se tornou policial para agradar ao pai, percebe que nosso protagonista já encontrou este mau caráter, né.

Cleyton vive criticando o filho por ele não gostar de futebol, ele gosta mesmo é de ler, tem interesse de aprender violino e etc. De quinze em quinze dias ele vai à sua casa e o pai aproveita para explorar do menino mandando ele limpar a cozinha.

Ben mora com sua mãe Elisabeth e com sua avó que toma conta de um canil apesar de ter sofrido um avc. Sua vida se torna bem mais alegre quando Logan começa a trabalhar no canil e trás seu cachorro muito bem treinado junto. Eles se tornam amigos inseparáveis de brincar e correr juntos. De inicio Beth não confia naquele homem estranho que diz ter vindo da sua cidade até aquele fim de mundo à pé com seu cachorro e não diz o porque quer ficar ali, mas depois é conquistada pela sua personalidade misteriosa, gentil e por ser um belo homem.

Logan percebe que tem um motivo dele ter entrado na vida de Elisabeth e que tudo gira em torno do sacana ex-marido dela. Agora os dois tentam conquistar a confiança dela.

Sinceramente não sou chegada a este escritor, mas esta história foi muito interessante, apesar de previsível.

Uma parte do livro: "Quando Ben começou a correr, Logan o seguiu permitindo que a pipa pegasse vento antes de
soltá-la. Logan parou e olhou para o céu ao ver a pipa voando acima deles, e quando aplaudiu Ben demonstrando uma alegria óbvia, Beth percebeu uma verdade bem simples: às vezes as coisas mais ordinárias podem transformar-se em extraordinárias, simplesmente se realizadas pelas pessoas certas."

quinta-feira, 23 de março de 2017

Procura-se um marido - Carina Rissi

Olá pessoas!
Trouxe esse livro desta escritora que tanto amo e admiro, ainda quero ler todos os livros dela, então vamos à história.

Alicia é nossa personagem principal, uma garota cheia de vida, não se preocupa com nada, somente em viver intensamente aproveitando o seu dinheiro. Mora com seu avô Narciso que é um grande empresário, tem vários patrimônios e é muito rico. Ele preocupa muito com o futuro de sua neta, a deu uma boa educação, cresceu mimada e sem um pingo de responsabilidade, mas ele não consegue fazer ela deixar a farra e nem pensar no futuro.

Ela, sendo a unica parente viva de seu avô, seria a principal herdeira de tudo, mas não esperava que a vida fosse levar ele tão depressa. Teve um aneurisma e faleceu a deixando desamparada.
O advogado leu o testamento e assim teve uma grande surpresa, para ela ter direito à sua herança teria que seguir uns conselhos do seu avô.

Trabalharia em uma das empresas, esse emprego seria vitalício. O que ela não sabia era qual o cargo que iria exercer, imaginou que seria um dos mais altos, já que era a dona daquilo tudo, mas o seu avô sabia a importância dela começar humildemente pelos cargos mais baixos para ir pegando responsabilidades.
Teria que se casar e após um ano teria direito à sua herança. Se ela entrasse com advogado para tentar anular o testamento ela perderia o direito automaticamente, então somente restava encontrar alguém.

Alicia não estava conseguindo manter sua vida boa com o pouco salário que ganhava e assim foi obrigada a vender seu lindo e amado carro, precisou de enfrentar um ônibus e etc. Não aguentava mais o advogado de seu avô morando na sua mansão e a esposa dele tentando mandar na sua vida, por isso pediu abrigo na casa de sua melhor amiga.

Sua vida virou de cabeça pra baixo, sabia que pra resolver somente seria com o tempo e se casando, por isso pensou em um plano muito audacioso, colocou um anuncio no jornal onde pedia um marido com contrato de um ano, sem envolvimento e tals. Lógico que sua amiga achou uma maluquice e tentou fazer ela desistir deste plano, mas recebeu uma ligação de um candidato que até ela ficou curiosa.

O personagem Max é misterioso e encantador. Não tem como não se apaixonar por ele. Compreensivo e amigo. Era um funcionário da mesma empresa e sonhava em ter um cargo maior, mas para ganhar confiança teria que ser casado, por isso respondeu ao anuncio no jornal, mas quando percebeu que quem era a dona do anúncio era a mimada dona daquilo tudo, pensou em desistir. Como era benéfico para ambos e fizeram um acordo, mas não sabiam que se conhecendo mais, poderiam se apaixonar e acabar com aquele acordo bobo.

Este livro é muito leve e gostoso de se ler, inicialmente a personagem Alicia não é muito simpática, tive até birra dela, mas depois fui percebendo que a sua personalidade era daquela forma e que a evolução da personagem não mudou a personalidade, somente a modelou.

Indico.


"(...) Você é um poço de mistério pra mim. Eu nunca sei o que esperar. Ás vezes você é tão doce e delicada quanto agora, em outras tantas esmurrar advogados e dá uma chave de braço numa colega de trabalho. Quem é você? (...) É como se cada pouco que descubro sobre você me fizesse querer saber mais, ver mais, enter mais. (...) Quer dizer que fui promovido de garota mimada a mulher encantadora, é?"

sábado, 18 de março de 2017

Apenas Um Garoto - Bill Konigsberg

Olá pessoas!

Resultado de imagem para apenas um garotoEste livro conta a história de Rafe, um garoto cansado do mundo em que vive, cheio de rótulos e sendo tratado de forma diferente só por que é gay.



Sua família o aceita e inclusive fez uma festa quando ele "saiu do armário", sua melhor amiga é a pessoa que ele mais confia, mas não estava feliz sendo o menino gay. Então decidiu se inscrever numa escola longe da sua cidade, escola somente para meninos. O plano era chegar lá e não contar a ninguém sua orientação sexual, fazer coisas diferentes que tinha vontade, por exemplo jogar futebol com os outros meninos..

"Como seria isso? pensei. Nunca mais voltar a ser a pessoa que eu era antes. Nunca mais ter que me destacar como diferente, podendo me misturar na multidão, ser esse novo Rafe, descomplicado para sempre?"


Foi sem contar para sua melhor amiga e para sua mãe o seu plano. Faz vários amigos, entre eles os atletas, o colega de quarto esquisito e seu melhor amigo que também é gay. O que ele acha mais legal é todos gostarem dele por ser quem ele é não colocando na frente sua orientação como no outro colégio.

Tudo estava indo muito bem, até que se tornou amigo de um rapaz heterossexual chamado Ben e se apaixonou por ele. Ben não era como os outros garotos, ele era autêntico, não se deixava influenciar pelos pensamentos dos outros, era sincero e conseguia enxergar o principal nas pessoas, sem rótulos ou preconceitos.
O nível de amizade e intimidade entre eles fica tão alto que assusta a ambos. Rafe tem consciência da atração que sente por seu melhor amigo, mas para Ben isso é novidade.

Shipei muito este casal, e além disso também refleti bastante sobre rótulos e preconceitos.
Indico essa leitura!!!

quarta-feira, 15 de março de 2017

Toda Luz que Não Podemos Ver - Anthony Doerr

Olá pessoas!
Trouxe hoje esse livro lindo pra vocês. Esse romance é muito famoso e ganhou alguns prêmios importantes.
Vamos à história.

O livro conta a história de forma que acompanhamos o que aconteceu pré e pós guerra com nossos protagonistas. Acompanhamos Marie-Laure com seu pai e Werner que se tornou um soldado nazista, a história de ambos se cruzam de uma forma não esperada por nós.

Marie-Laure é uma criança/adolescente cega, mora com seu paizinho. Ele trabalha em um museu e sempre leva sua filha junto, num cantinho ela gosta de ler seus livros que ganhara de seu pai em braile. Eles eram muito pobres, mas muito honestos e humildes. Muitos anos trabalhava neste museu como chaveiro e o dono o via como um dos funcionários mais leais. Ela, apesar de cega, ganhou uma autonomia por ajuda de seu pai que criava maquete do seu bairro para que pudesse saber sair sozinha.

Resultado de imagem para livro toda a luz que não podemos verNa cidade houve uma ocupação da Alemanha nazista, o cenário é de bombardeamento, fuga, pobreza, rebeldia e medo. Seu pai foi confiado a viajar para um lugar seguro com um diamante muito importante e caríssimo, em forma de lágrima batizado de Mar de chamas. O dono do museu pediu mais três pessoas para fazer o mesmo trabalho, cada qual sem saber qual era o diamante verdadeiro, isso para afastar a cobiça.

Werner mora em um orfanato com sua irmãzinha e considera os outros moradores como irmãos e a quem cuida de mãe, já que é a única família que ainda possui. Quando criança ele e sua irmã ficava ouvindo um rádio, tinha um programa que adoravam e veneravam. Não sabiam eles que esse conhecimento deste programa e o sentimento que deixou salvou vidas.
Desde pequeno tomou gosto por rádios, esperto como era desmontava e remontava, e assim aprendeu a consertá-los, ganhou habilidades com fios e resistores e a notícia se espalhou, assim ganhou a oportunidade de ingressar na escola de inclinação nazista. Sua irma não aprovava a ideia dele entrar para este colégio, era melhor ele trabalhar nas minas de carvão que apoiar os nazistas, mas nada que ela falasse ou fizesse mudou a ideia dele fugir do seu futuro sendo um ninguém ali.

Na escola ele pensou várias vezes em desistir, era muita coisa ruins que presenciava, mas estava focado em seu objetivo, era esperto e inteligente, iria adiante e conseguir ser alguém, assim se tornou um soldado nazista

Enquanto Werner estuda, Marie-Laure e seu pai após a fuga procuram a casa de um tio-avô, o último parente de seu pai. Esse tio-avô sofre há muitos anos de pânico, não sai na rua e somente fica trancado no quarto. A perda de seu irmão na guerra teve essas consequências, mas a chegada da nossa protagonista em seu lar o trás à realidade. Depois de algum tempo ele mostra a Marie-Laure o transmissor que tem no sótão, construiu há alguns anos e contou-lhe histórias da época que faziam transmissões.

Com essa onda de guerras, bombardeios e pobreza ele aceitou a voltar a fazer transmissões ilegais, por pouco tempo no dia e no fim colocava as mesmas coisas que colocavam anteriormente, por cinco minutinhos e isso já o alegrava.

Nesta época Werner já tinha se formado e o seu trabalho era viajar procurando transmissões ilegais, tinham ordem para atacar e matar os que achavam. E além disso havia um oficial nazista, já a beira da morte que tomou conhecimento do tal diamante e acreditava que se o achasse teria vida. Faria de tudo e mais um pouco para conseguir achar.

Nunca tinha lido uma história sobre a segunda guerra mundial deste angulo. O livro conta a vida inteira de ambos os personagens e é difícil largar a leitura, porque sempre queremos mais.


"-Quando perdi a visão as pessoas disseram que eu era corajosa. Quando meu pai foi embora, as pessoas disseram que eu era corajosa. Mas não era coragem; eu não tinha escolha. Acordo todos os dias e vivo a minha vida. Você não faz a mesma coisa? - Não vivo minha própria vida há muitos anos. Mas hoje. Talvez hoje eu tenha vivido."