segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Réquiem - Lauren Oliver

Resultado de imagem para requiem lauren oliverOlá pessoas!!!!


Trouxe o terceiro livro desta saga que estou amando, o primeiro é o Delirium e tem resenha aqui, e como é continuação terá spoiler do final do último livro chamado Pandemônio. Então vamos à história.

No fim do último livro Lena e Julian conseguem fugir juntos da prisão eles descobrem que o governo estão trabalhando juntos com os saqueadores (são grupos de pessoas não curados que a intenção é viver sem regra, roubando e matando todos, vivem onde querem), Julian quase foi curado, porém Lena e Graúna consegue salvá-lo. Quando chegam na resistência encontram Alex.

Para Lena Alex tinha sido morto, mas descobre que ele tinha ficado preso e fugiu, aliou à resistência. Agora juntos estão porém Julian deixou tudo por causa dela, estão namorandinhos. Ela fica dividida, mesmo com Alex a tratando de forma fria e dizendo que não a ama.

A história mescla na aventura de Lena e a nova vida de Hana sua ex melhor amiga. Ela foi curada e se tornou mais séria, mais observadora. Porém começa a se preocupar com a antiga família de Lena.
Hana foi pareada com o filho do prefeito e apesar de ser um rapaz muito bonito o jeito dele não agrada a ela. Ele é inflexível e tem a história misteriosa do fim da última esposa. Ela é uma personagem muito importante para entendermos como Lena e Alex foram pegos e para sabermos tudo o que está acontecendo na cidade.

"-Sabe qual era o problema do meu pai? - Vejo que ele não espera que eu responda, mas balanço a cabeça mesmo assim, - Ele acreditava nas pessoas. Acreditava que, se as pessoas pudessem ver o caminho certo, o caminho para a saúde e a ordem, uma forma de ficarem livres da infelicidade, fariam a escolha certa. Obedeceriam. Ele era ingênuo. - Fred se vira para mim de novo. Seu rosto foi envolto pela escuridão. - Ele não entendia. As pessoas são teimosas e estúpidas, São irracionais. São destruidoras. Essa é a questão, não é? É que realmente motiva a cura. As pessoas não vão mais destruir a própria vida. Não vão ser capazes disso(...)"


Em algumas partes da história Lena encontra sua mãe e só depois fica sabendo que é ela. Ficou morando com sua tia pensando que sua mãe tinha suicidado, mas descobre que ela ficou presa e conseguiu fugir. Porém não a procurou, descobre que é uma pessoa muito importante para a resistência. O reencontro das duas foi muito emocionante.

O objetivo então é ir á um abrigo para os não curados e lá chegando percebem a falta de recurso, brigas por causa de comida e muita miséria. O único rio do local foi impedido e tomam o objetivo de entrar na cidade para tirar o que impede o curso do rio, mas lá descobrem um plano de invasão com bombas e tropas. Assim fogem.

A história é muito emocionante, a priminha de Lena que era a pessoa mais importante para ela retorna a história e amei a volta dela, vimos como ficaram após a fuga. Amei a saga, ainda tem mais dois livros extra.
Indico essa saga.

"(...) Afasto o olhar, viro para as centenas e centenas de pessoas que foram tiradas de suas  casas, de suas vidas, e trazidas para este lugar repleto de poeira e sujeira, só porque queriam ter o poder de sentir, pensar, escolher por si mesmas. Elas não tinham como saber que mesmo isso era mentira, que nunca escolhemos, não completamente. Estamos sempre sendo empurrados e espremidos de um caminho para outro. Não temos escolha além de seguir em frente, e seguir em frente de novo, e depois seguir em frente de novo; de repente, nos vemos em uma estrada que não escolhemos.
Mas talvez a felicidade não esteja em escolher. Talvez esteja na ficção, em fingir que, onde quer que formos parar, era o lugar onde pretendíamos chegar o tempo todo."

sábado, 8 de setembro de 2018

Pandemônio - Lauren Oliver

Resultado de imagem para pandemonio lauren oliverOlá pessoas!!!

Trouxe a continuação do livro Delirium, amei o primeiro livro e gostei muito desta continuação. Então como é uma continuação terá um pequeno spoiler da história.

No final do livro Delirium Lena e Alex tentam fugir da cidade pelo muro que a cerca. Foi uma narração épica que fiquei louca, assim imediatamente comecei a ler este segundo em que somente Lena consegue fugir para a selva (selva: local onde na teoria não teria mais vida, é o outro lado da cerca), Alex é pego pelos guardas e na cabeça de Lena ele foi morto.

Ela foi perseguida, mas conseguiu fugir e encontra pessoas que a ajuda sobreviver. Graúna, Azul, Sarah, Prego, vovô, Fê, Alistar são algumas dessas pessoas. A história segue contando a vida dela na selva e depois quando ela retorna para a cidade fingindo ser outra pessoa, desta forma infiltrada na resistência.

Na parte sobre a selva, nos conta como foi para ela adoecida, fraca, emagrecida e sem se alimentar direito terá que ajudar, como todos os outros, a buscar baldes de água no rio, fazer o alimento, caçar e etc. Entre muitas coisas que ela aprendeu olhar os ninhos de aves foi uma delas muito importante. Dentro da cidade tinham pessoas que mandavam alimentos pelo rio e notícias pelos pássaros em forma de tinta. Cada cor simbolizava algo. Eles já estavam pretendendo partir do local, mas precisaram ir às pressas, pois receberam um aviso pelas arvores. Na fuga perderam companheiros e ficamos sabendo de histórias dos personagens.

"É isso que nos tornamos na Selva: passamos fome, morremos, enrolamos nossos amigos em lençóis velhos e surradios e os queimamos a céu aberto. Sei que não é culpa de Graúna - mas das pessoas do outro lado da cerca: eles, os zumbis, aqueles que costumavam ser minha gente -, mas a raiva se recusa a diminuir e queima um buraco em minha garganta."


Na parte em que Lena está infiltrada na cidade junto com Graúna e Prego, eles fingem odiar quem não é curado (a cura é um procedimento realizado para as pessoas ficarem livre da doença Amor delirio nervosa), participava de reuniões da ASD  onde falavam sobre a importância de serem curados, assim ela precisou de ir a uma palestra de um rapaz chamado Julian que é líder e influenciador do movimento da ASD e não podia perdê-lo de vista, e foi quando houve um ataque no local. Julian escondeu em um túnel e Lena entrou também e lá ambos foram levados presos.

Lena e Julian acordaram em uma cela pequena e estavam como refém, Julian não fazia ideia de quem Lena era e nem sabia nada do passado dela. Ali na cela eles acabaram se conhecendo melhor e juntos terão que armar para sair daquele lugar. Amei que, já que tudo indicava Alex tinha morrido Julian entrou na história como um rapaz fofo. Da mesma forma que é fácil gostar de Alex, é mais fácil ainda gostar de Julian.

"Para que uma sociedade seja saudável, nenhum membro pode estar doente. A filosofia da ASD tem um alcance mais profundo - bem mais profundo -  do que eu acreditava. Os perigosos não são apenas os não curdos: são também os diferentes, os deformados, os extraordinários. Esses também devem ser erradicados, Será que Julian se dá conta disso ou será que sempre soube? A irregularidade deve ser regulada; a sujeira deve ser limpa; as leis da física nos ensinam que os sistemas tendem progressivamente ao caos, então o caos deve ser constantemente agastado. As regras da purificação estão inclusive escritas na Shh"

domingo, 2 de setembro de 2018

Delirium - Lauren Oliver e Harper Collins

Resultado de imagem para delirium lauren oliverOlá pessoas!!!


Estou super animada para falar deste magnífico livro que passa no ano de 2091, como vivi sem conhecer essa maravilhosa história? Se trata de um romance distópico daqueles que tira o fôlego de quem lê. Amei a leitura e vamos à história:

Lena é uma garota adolescente que nasceu e viveu em uma província onde é manipulada pelo governo, é cercada por muros e cercas elétricas, restritamente proibidos de sair. Lá é pregado que existiu no mundo um vírus que assolou todas os povos da terra e foi necessário fazer uma limpeza e isolar as pessoas. Por causa daquele vírus as pessoas faziam guerra e ouve muita morte. Foi criado um procedimento cirúrgico onde as pessoas ficariam sem perigo da doença. Este procedimento é feito com pessoas aos dezoito anos e também um tipo de exame para definir um par para ela viver ao lado o resto da vida. Ou seja, uma casamento arranjado por consentimento do governo, da mesma forma o estudo e o trabalho futuro. Esse vírus é chamado de Amor delirium nervosa.

Lena vive com sua tia, seu tio e suas duas primas. Sua mãe morreu por causa da doença. Passou por três intervenções, mas a doença se alastrou e ela acabou suicidando. Apesar de o caixão estar fechado acreditava na morte da mãe e que ela nunca se importou e por este motivo estava contando os dias para a sua intervenção e se ver livre de contrair a doença.

Hana é a melhor amiga de Lena. Hana é uma adolescente que ainda não passou pela intervenção cirúrgica também e é bem rebelde. Meninas não curadas não podiam conversar com meninos não curados e Hana conversava. Algumas músicas não eram aprovadas pelo governo e Hana ouvia. Apesar das infrações nas regras ela nunca tinha sido pega. As duas tinham o hábito de praticar corrida e assim colocavam as conversas em dias, assim marcavam de ir em festas com meninos, bebidas e músicas ilegais. Lena achava loucura ir nas festas, ainda mais que eram em horários de toques de recolher, mas mesmo assim compareceu em alguma dessas festas.

No dia do seu exame suas respostas estavam a comprometendo e por sorte aconteceu uma invasão, como se fosse uma rebelião dos inválidos contestando as regras do governo. Os inválidos são aqueles que não passaram por intervenção cirúrgica ou que mesmo que passaram não vivem debaixo das regras. Assim remarcaram seu teste.

Alex é um rapaz que nasceu e viveu na "selva", e como lá o recurso de viver é muito difícil, sem água, luz ou alimentos precisou de adotar um nome falso e viver na cidade. Ele conta que assim como ele, existem várias pessoas infiltradas no governo simpatizantes da causa contrária. Via Lena correndo na "praça do Governador" e a via cheia de vida. Começou a gostar do jeito dela e a seguir, assim eles se conheceram. A selva é o outro lado da cerca, segundo o governo lá não tem vida.

Quando conhece Alex e fica sabendo de toda a verdade, percebe que toda a sua vida foi uma mentira. Um dia conhece a selva e ama a natureza, percebe que as cidades foram bombardeadas e obrigadas a ser isoladas. Obrigados a ser robôs, numa rotina que o governo manda e desmanda.

Esse romance parece muito minha melhor saga que é jogos vorazes. Quando terminei fiquei devastada, mas super animada quando percebi que tinha continuação.
O segundo se chama Pandemônium e o terceiro se chama Requiem.

Eu poderia falar muito mais da história mas não consigo retratar como me encantou.
Pode ter certeza que haverá resenha dos outros e já está na lista de livros que amei.


"Amor: uma única palavra, algo delicado, uma palavra que não é mais larga ou longa que uma lâmina. É o que ela é: uma lâmina, uma navalha. Ela corre pelo centro de sua vida, cortando tudo em duas partes. Antes e depois. O restante do mundo cai em ambos os lados."