sexta-feira, 30 de março de 2018

Quando tudo faz sentido - Amy Zhang

Resultado de imagem para quando tudo faz sentido resenhaOlá pessoas!!!


Trouxe um livro com assuntos abordados pesados e extremamente interessantes como bulling, abortos, drogas, depressão, suicídio e etc. Um livro necessário sobre porque você está fazendo bulling? Como você se sente após desprezar e humilhar outra pessoa? Então vamos à história.

Essa é a história de Elisabeth ou melhor, Liz, que é popular na escola e vive rodeadas de amigas, mas ela se envolve em um acidente. Agora Liz se encontra no hospital com os órgãos machucados, com risco de vida. Ela não imaginou que seria assim. Pensava que fraudar um acidente e acabar com sua vida era mais fácil.

"As pessoas são engraçadas, não é? Só acreditavam no que viam. As aparências eram tudo o que importava, e ninguém nunca daria a mínima para o que ela sentia. Ninguém se importava que ela estivesse desmoronado."


Liam é o rapaz que chama a ambulância para socorrê-la. Ele é uma das poucas pessoas que conseguem enxergar quem é ela realmente, consegue amá-la sem receber amor em troca, a ama em segredo. Sabe que não foi um simples acidente e implora para ela resistir e não desistir da vida.

Apesar da sua popularidade não era muito adorada pelas pessoas, muito pelo contrário, era desagradável e ridicularizava as pessoas participando de vários bullings, ela sabia que estava errado participar, mas não conseguia parar. Após alguns anos se tornou essa pessoa desagradável, virou uma garota rebelde que gostava de festas e de ficar louca com bebidas, sexo com qualquer um, apesar de ter um namorado, que também gostava de pegar qualquer uma.

Seu pai falecera há alguns anos e após ela se tornara essa menina vazia, sozinha e fútil. Sua mãe muito ocupada com viagens para trabalho a deixava sozinha, conversava o necessário e quase nunca se viam. Uma adolescente de 16 anos precisa tanto de uma pessoa para dar um norte na vida e nas ações ainda mais depois da morte do pai, mas sua mãe Monika somente percebera isso quando viu sua filha em risco de morte em uma cama do hospital.

O livro nos conta dias, horas e minutos antes do acidente, fatos que aconteceram que ocasionaram na culpa que nossa personagem estava sentindo para desistir da sua vida. Ela acabou acreditando que não merecia viver sua vida, fez muitas coisas para pessoas próximas ou somente conhecidas, coisas desprezáveis e erradas. O cenário principal da história é na escola e no hospital onde Liz se encontra. Lá se reúne amigas dela e colegas de escola que na verdade não gostava dela, mas estava lá por curiosidade, para aguardar a notícia da morte, e Liam não se afastou do hospital desde que ela foi levada, mas ficava lá meio invisível.

"Liz teria odiado isso.
Ela teria percebido que a maioria deles não está chorando por ela. Estão chorando por si mesmos, por medo da morte, pela perda da fé na própria invencibilidade, porque, se Liz Emerson é mortal, todos são."


Gostei bastante do livro, pois sempre lemos sobre a pessoa que sofre o bulling e nunca sobre quem o faz, neste caso ela o pratica, se mostra forte, invencível, mas precisa de ajuda, é sozinha e sente falta da presença dos seus pais, não tem a quem recorrer. Gostei bastante também das histórias das amigas da nossa personagem, a Júlia e sem dúvida da Kinnie. Viraram amigas delas depois de sofrer nas mãos dela, mas agora são inseparáveis. Influenciadas muitas das vezes pela Liz para fazer coisas erradas.

Leia.

terça-feira, 27 de março de 2018

Too Late - Collen Houver

Resultado de imagem para livro too late

Olá pessoas!!!


Trouxe mais um livro dessa rainha de escritora que é a Collen Houver. Este livro foi escrito para o wattpad, gratuito e tradução livre é Tarde demais. 
Adianto que é muito pesado, muitas cenas pesadas de sexo a todo o instante, personagem desequilibrado psicologicamente e abuso contra mulher. Apesar desses assuntos pesados gostei do livro, acho que devemos pensar sobre estas questões, quantas pessoas sofrem caladas por medo do parceiro. Então vamos à história.

"Asa não é desse jeito porque ele escolheu ser. Sinto que ele é desse jeito porque ninguém nunca lhe mostrou como ser diferente. (...) Por isso, ele terá sempre a minha simpatia. Ele nunca terá o meu coração e provavelmente nunca terá o meu perdão. Mas eu não consigo evitar lhe dar minha simpatia."


Sloan é uma garota que vive para e pelo seu irmão. Na vida ela só tem ele, já que seu outro irmão faleceu e sua mãe nunca se importou. Por isso tem o objetivo de estudar, conseguir a independência para cuidar sozinha de seu irmão.

Quando estava na faculdade foi xavecada por um gato e já está em um relacionamento com ele há dois anos, mas foram dois anos arrastados, uma vez que está dependendo dele sustentar seu irmão em uma clínica que cuida dele 24h por dia. Sofre por ter que continuar com isso, mas pelo seu irmão iria até o inferno. Assim ela segue sofrendo abuso sexual, ela não tem força para mandá-lo parar. A casa sempre fica cheia de garotos, todo dia é festa na piscina para os amigos, com bebida e drogas.

Asa, um garoto que sofre consequência da forma como foi tratado quando criança, aprendeu que toda mulher é vadia, que homem que chora é fraco. Assim, quando conhece Sloan descobre que nem toda garota é vadia, ela era tão inocente, ingênua e isso o encantou. Ele precisava dela, e ela o amou. Isso pra ele foi tudo que precisava, nunca teve ninguém que o amasse e tinha certeza que ela nunca o deixaria, nunca o trairia.

Sloan se sente aprisionada com Asa, ela não consegue dormir direito por causa das festas que rolam quase todos os dias à noite ou porque ele sempre quer ficar transando atrapalhando o seu sono. Todo lugar que ela vai, ele sabe, por isso sempre vai da casa para a biblioteca e de lá para a casa. E sempre ela fica cheia de homens caídos, bêbados, drogados, baderna para ela arrumar e comida para todos os marmanjos comerem.

Carter é o novo sócio de Asa. Conheceu Sloan sem saber quem ela realmente era e quando descobriu que era a namorada de Asa soube que se não tomasse cuidado atrapalharia todo o esquema. Teria que descobrir e derrubar o império de Asa, disfarçado se aproximou e acabou apaixonando por quem não deveria. O pior é que presenciou ele destratando Sloan e fará qualquer coisa para não vê-la sofrer.

"O amor encontra você nas tragédias.
Esse é certamente o lugar onde Carter me encontrou.
No meio de uma série de tragédias..."


A história é contado na primeira pessoa pelos três personagens, assim descobrimos os pensamentos psicopatas de Asa, os sentimentos que invadiam os pensamentos de Sloan quando era abusada e tudo sobre a investigação de Carter.

É muito intensa a história, Asa é doente, Sloan está perdida, sem saída e o tanto de partes retratando um sexo abusivo é doentio.

"Ele se afasta, e é aí que eu não consigo mais controlar as lágrimas. Eu não sei no que acreditar. Em quem confiar. Quem odiar, quem amar. Vou para a pia e lavo o molho de espaguete das minhas mãos.
Eu preciso sair desta casa"

domingo, 25 de março de 2018

FALE - LAURIE HALSE ANDERSON

Olá pessoas!!!
Resultado de imagem para LIVRO FALE
Trouxe hoje um importante livro para a sociedade. Todos nós já passamos pelo ensino médio, e as crianças/adolescentes podem ser muito maldosos com os colegas, sabemos disso. Então, esse livro diz sobre falar ou calar quando estiver se saindo prejudicado ou injustiçado. No caso nosso quando estiver sendo ABUSADO SEXUALMENTE. Vamos direto para a história que entenderá melhor.


Melinda era uma garota que vivia rodeada de amigas, elas se entendiam, se amavam. Eram mais populares que ela, mas nunca se importou com isso. Digo era, pois no ano anterior houve uma festa e ela e todas as suas amigas foram, era o momento da melhor amiga dela, mas aconteceu algo que no susto e no desespero ela pegou o celular e ligou para a polícia. Nessas festas de colégio sempre rola coisas ilegais, drogas, álcool e etc, e lógico que após ter chamado a polícia alguns meninos foram levados. Agora estava no primeiro ano do ensino médio, sem amigas, sendo xingada pelos corredores, levava bolinha de papel na cara, nas costas, recebendo muitos deboches. Todos lá sabiam que ela era a menina que ligara para a polícia, porém ninguém a pergunta o porquê de ela ter feito aquilo.

Assim Melinda está a um passo da depressão, com pensamentos suicidas, vai levando a vida, pois não tem pra onde correr. Na sua casa, sua mãe só pensa em trabalhar, seu pai também trabalha muito e não é muito presente. São na verdade uma família de representação, quando sentam na mesa para jantar, sempre acaba em discussão de ambos e ela no meio da confusão.

Desde o acontecido Melinda decidiu se calar, pois não tinha vontade de dizer a ninguém o que estava acontecendo na sua vida, não se sentia segura, será que acreditariam? Deveria falar com sua ex melhor amiga Rachel para ela parar de julgá-la?

O lugar de refúgio da nossa personagem ficou sendo na aula de artes, ela sempre gostou muito de desenhar e o professor a deu um desafio, teria que demostrar sentimentos através da arte de árvore. Seu professor é muito sábio e conversa muito com ela, foi o personagem que a encorajou a se abrir.

Nesse meio começa a andar com ela uma menina que claramente é interesseira. Heather somente quer ser aceita em algum grupo. Nessa altura, Melinda não se importa se vai ser aceita em algum grupo de pessoas, somente quer proteger sua ex melhor amiga, e tentar a abrir os olhos.

Como já disse, esse livro é importante para pensarmos sobre alguns assuntos como bulling, abusos, se enquadrar em grupos de pessoas, família desestruturada, e etc. Muito emocionante o fechamento e o melhor é que esta história passa na vida de várias garotas e da mesma forma que Melinda, não tem coragem de se expor e se proteger.

"As vezes eu acho que o ensino médio é um trote prolongado: Se você for forte o bastante para sobreviver a este período, vão deixar que se torne adulta. Tomara que valha a pena."

sábado, 24 de março de 2018

E Não Se Esqueçam de Regar os Girassóis - Sara Bentes

Olá pessoas!!!

"Com a voz ligeiramente tremula, ela começou a falar: - Eu ainda te conheço tão pouco, Emanuel. Mas em toda a minha vida, mesmo quando eu enxergava, jamais vivi, com qualquer outra pessoa, a sensação de liberdade e de plenitude que vivo com você."

Resultado de imagem para resenha de e não se esqueça de regar os girassóisTrouxe um romance lindo, nada convencional apesar de que o encontro das almas foi com uma trombada no corredor,  como nos contos. Porém esse romance retrata uma moça tentando superar sua baixa visão e de um rapaz que, por consequência de um ato, se tornou um cadeirante. Vamos à história que explico melhor.

Giovana é uma moça linda, cabelos longos, ama natureza, cantora e educadora, ama crianças e por isso é voluntária no hospital na ala pediátrica. O diferencial dela é que é baixa visão e tenta superar essa dificuldade que é passar por esse problema na sua vida. Nos corredores da escola que dá aula de canto tromba com Emanuel.

Emanuel é um rapaz muito engraçado, feliz e grato com a vida, apesar de sofrer uma consequência de uma decisão passada, na época em que era rebelde. Ele sofre epilepsia em caso de estresse, anda de cadeira de rodas ou muletas, dependendo da fraqueza das pernas, e tem várias marcas pelo corpo. Trabalha como programador e quando conhece Giovana se encanta com aquela moça linda que mesmo na dificuldade tenta ajudá-lo.

Depois de um longo tempo que não se encontram mais, se esbarram novamente na aula de teatro. Foi uma surpresa e felicidade para ambos. Depois de um ano a visão de Giovana apagou totalmente e ela está tentando superar as dificuldades, a amizade de Emanuel veio na hora certa, com a presença dele tudo fica mais leve, a vida é mais engraçada e esquece os problemas.

De forma muito engraçada, é contada o relacionamento dos dois, a forma que eles veem a vida e como ele descreve as coisas para ela. Também é um grande aprendizado sobre como tratar e conviver com uma pessoa deficiente visual e deficiente físico.

"Adquirir ou nascer com uma deficiência, com uma limitação, não nos põe em outro patamar de evolução nem nos dá automaticamente uma capacidade a mais de superação. Antes de qualquer diferença, somos pessoas, cheias de sonhos, de paixões, de imperfeições, de outras tantas coisas, é a oportunidade de desenvolver, talvez com mais urgência, essa capacidade maravilhosa e inerente ao ser humano  que é a superação. 


Essa história ainda tem o caso de um relacionamento passado de Giovana, sobre bulling e preconceitos. Indico a história, amei.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Ainda Sou Eu - Jojo Moyes,

Olá Pessoas!!!

Trouxe esse livro, a sequencia de Depois de Você que é sequência de Como eu era antes de você. Um romance lindo que começou com Louisa Clark e Will Traynor. Só leia esta resenha se você está atualizado com a história, pois terá spoiler da vida da nossa personagem. Então vamos à história.

Louisa Clark atualmente está namorando com o bonitão paramédico que a salvou no livro anterior. Aceita um emprego de assistente em Nova York e se vê em uma nova vida, em uma oportunidade de conhecer outros lugares e outras pessoas. Aceitou este emprego pela lembrança de Will que sempre a induziu a viver a vida da melhor maneira e intensamente, não deixar passar as boas oportunidades.

Resultado de imagem para ainda sou eu resenhaChegando em NY descobre que será assistente de uma mulher esposa de um empresário podre de rico. Ela não é aceita na sua sociedade atual, pois era a outra do seu atual esposo. Ele decidiu deixar a esposa e casar com ela. A enteada não gosta dela, nem a vizinhança nem ninguém do clube que ela é obrigada a frequentar com seu marido. Por isso além dela ser muito triste é sozinha. Louisa foi contratada para acompanhá-la em todos os lugares, não deixá-la furar eventos e fazer companhia.

Para Louisa estar em  NY está sendo maravilhoso ainda mais que está frequentando a alta sociedade. O que a entristece é que está longe de seu namorado, fica insegura e começa a desconfiar quando conhece a nova companheira dele de ambulância.

Em um baile amarelo Louisa precisa acompanhar sua patroa devido ela estar muito insegura e lá conhece um rapaz e o mais interessante é que este rapaz parece muito fisicamente o Will e isso mexe muito com ela. Ele fica xavecando ela e é cada vez mais difícil deixar de lado, já que está meio que dando um tempo com Sam.

Este livro é como uma descoberta para Louisa. Ela descobre o que ela é e o que ela gosta de fazer.
Conhecemos vários personagens legais e os personagens que mais marcaram foi o porteiro e sua esposa e a velhinha irritada com seu cãozinho da casa vizinha. Ambos acabam sendo personagens importantes e cruciais para ela fazer a grande descoberta da sua vida.


"Aqui, finalmente consigo ver como tudo mudou para você. Pelo amor de Deus, você está morando na Quinta Avenida. Um dos endereços mais caros do mundo. Está trabalhando neste edifício de doido. Tudo cheira dinheiro. E tudo é absolutamente normal para você. 

Por mais estranho que fosse, fiquei na defensiva.
-Ainda sou eu. - Claro- disse ele. - Mas você está em um lugar diferente agora. Literalmente. Ele falou em tom neutro, mas algo naquela conversa me deixou desconfortável. Descalça, andei até onde ele estava, coloquei as mãos em seus ombros e disse, com um pouco mais de ênfase que pretendia: - Ainda sou apenas a Louisa Clark, sua garota ligeiramente desajeitada de Stortfold. - Como ele não respondeu, acrescentei: - Sou apenas uma funcionária aqui, Sam. Ele me olhou nos olhos, depois estendeu a mão e acariciou meu rosto. - Você ão entende. Não consegue ver como mudou. Você está diferente, Lou. Anda por essas ruas como se fossem suas (...)"


O que mais amei no livro foi a personagem com seu jeito engraçado de ser, seu gosto peculiar de se vestir, sua forma de ver a vida e o relacionamento dela com a velhinha. Indico o livro, mas indico os três em sequencia. 

quinta-feira, 8 de março de 2018

A Cidade do Sol - KHALED HOSSEINI

Resultado de imagem para A Cidade do Sol - KHALED HOSSEINIOlá pessoas!!!

Trouxe um romance lindo que retrata o Afeganistão como a gente nunca viu. Esse autor escreveu também O Caçador de Pipas e O silêncio das Montanhas e são lindos os livros, muito emocionante e forte. Com personagens além de interessantes, muitos sofredoras, um exemplo de determinação. Então, vamos à história.

Atenção, pode conter spoiler !!!


Mariam cresceu em um lugarejo junto com sua mãe. Seu nascimento foi concedido através do adultério de seu pai que já tinha 4 mulheres e sua mãe a empregada da casa. Logo quando descobriu a gravidez ele,  levou sua mãe para aquele lugar afastado e nunca teve os mesmos privilégios da família de verdade. Apesar disso, Mariam adorava seu pai, ficava ansiosa para ele vim vê-la, que ia uma vez na semana e além de levar alimentos tirava um tempo para pescar com a menina.

Um dia ela mostrou interesse em passear com ele e conhecer seus outros 10 irmãos, ele com muita insistência dela, prometeu de ir buscá-la. Mariam vestiu a melhor roupa, e esperou o dia inteiro. Escondido da sua mãe resolveu se aventurar e procurar a casa dele. Foi a primeira vez que ela saia do vilarejo onde morava, mas com ajuda de pessoas conseguiu chegar na casa de Jalil, seu pai.
Foi uma decepção enorme, pois nem pôde entrar na casa. Ficou na calçada esperando ser atendida por Jalil, mas ele não a deixava entrar e nem foi na porta falar com ela. Depois de passar a noite inteira na calçada, de manhã foi obrigada a ir embora. O motorista de seu pai a levou, mas chegando na choupana onde morava encontrou sua mãe morta. Ela não suportou a ideia de Mariam a trair e ir atras de seu pai.

Após este acontecimento Mariam ficou na casa de seu pai por um tempo até arranjarem um casamento para ela. Com 13 anos de idade, casou com Rashid, um homem muito mais velho que ela e que também passou por luto recentemente. Já tinha sido casado e tinha um filho, mas perdeu ambos. No início ele foi paciente e bom com ela, mas depois mostrou que ela precisava de cumprir com as obrigações de esposa para com ele. Então, ela descobriu como agradá-lo na cama, na cozinha e na casa. E quando ela não conseguia gerar filhos, ele começou a demonstrar completa indiferença, desprezo por ela somente a procurando para satisfazer desejos e espancá-la por nenhum motivo.

"-Aprenda isso de uma vez por todas, filha: Assim como uma bússola precisa apontar para o norte, assim também o dedo acusador de um homem sempre encontra uma mulher a sua frente. Sempre.
Nunca se esqueça disso, Mariam.
-Para Jalil e suas esposas, eu era uma erva-de-passarinho. Uma ciganinha. Nós duas éramos. E olhe que você ainda nem tinha nascido. - O que é uma ciganinha?-indagou Mariam. - É uma planta- disse Nana.- Daquelas que a gente arranca e joga fora (...)"


Em Cambul onde Mariam agora morava com seu marido Rashid conheceu algumas pessoas vizinhas, mas com muita vergonha da sua situação não fez amizades. Na vizinhança morava Laila e seus pais. Seu pai foi um professor, mas não podia mais dar aula, sua mãe estava em depressão por saudades de seus dois filhos, que estavam na guerra, assim Laila ficava muito tempo se sentindo sozinha durante o dia. Somente quando o seu pai chegava que ia fazer as lições de casa e conversar um pouco sobre seu dia.

Laila tinha um amigo chamado Tariq, sentia uma paixão silenciosa. Sentia muita saudades dele quando estava distante e amava passar suas tardes com sua família. Tariq usava uma perna mecânica, mas isso não fazia ele ficar menos forte, a defendia sempre que os meninos mexiam com ela, e sentia muito orgulho dele por isso.
A guerra no Afeganistão estava mais quente e todos com medo, por isso os pais de Tariq resolveram ir embora dali, e ele prometeu voltar para buscá-la, uma vez que sua mãe estava muito triste com a morte de seus filhos por consequência da guerra. Porém, após 15 dias decidiram ir embora também como praticamente todos ali da redondeza.

No caminho para fugirem dali, uma bomba atinge sua embarcação e Laila perde seus pais. Mariam cuida dela até se recuperar e Rashid aproveitou a oportunidade para casar com ela. Laila estava com um filho no ventre e pensava que Tariq também já tinha morrido, assim aproveitou a oportunidade e aceitou se casar.

Agora temos duas mulheres criadas de forma diferentes debaixo do mesmo teto, sofrendo as mesmas dificuldades com um marido extremamente violento. Mariam fora criada e ouvia de sua mãe que ela para os homens somente serviria para procriar, servir e dar prazer. Laila fora criada com o objetivo de lutar pelos seus sonhos, estudar, formar e se casar com um homem que ama.

De início elas ficaram como rivais, mas quando perceberam já estava como cúmplices daquela situação com dois filhos de Laila. Zamai era novinho filho de Rashid e Aziza a primeira filha. Assim começaram a passar dificuldades, casa cheia, a guerra continuando, as leis se apertando, os Talibãs invadiam o Afeganistão.

A partir daí as duas mulheres se uniram, mas seu esposo era mais forte e mais temido. O fim desta história é linda, ainda acontece muito mais coisas nessa história e vale a pena conferir.