sábado, 23 de maio de 2015

Por Lugares incríveis - Jennifer Niven

Olá, trago hoje este famoso livro.

Uma história bem comovente e chocante. 

Pra falar a verdade tem aproximadamente um mês que o li e já li outros três depois dele e confesso que pensei em nem escrever sobre ele. Mas calma, não quer dizer que o livro é ruim, vamos para a história:

Me lembrou "Quem é você, Alasca" por ter contagem regressiva e me lembrou também "Invisível" por cada capítulo trocar de personagem. Pois temos dois protagonistas, o Theodore Finch um adolescente problemático, visto por todos ao redor como aberração. E Violet Markey marcada por um acontecimento na sua vida que mudou seu modo de viver e ver as coisas, antes popular, agora corre do antigo grupo em que fazia parte.

O local em comum para estes dois jovens, claro, é a escola, e é lá que inicia a história. Theodore acorda a cada manhã pensando que, talvez aquele era um ótimo dia para morrer, por ter pais separados e a mãe estar numa crise, nem percebe que ele é problemático e precisa de atenção.

Neste dia ele encontrava-se na torre do sino da escola pensando como seria sua queda diante de dois mil alunos quando percebe que não está só. Violet, aquela menina que nunca ligara para ele estava lá também, parecendo que pretendia pular. Ele com sua conversa consegue fazer com que mude de ideia e depois ela o ajuda também a descer, porém toda a escola só assistiu a segunda parte, fazendo com que circulasse o boato que Violet salvou o garoto problemático suicida.

Trecho do pensamento de Theodore sobre morrer diretamente ou indiretamente:

"Existem jeitos diferentes de morrer. Você pode pular de um telhado ou se envenenar aos poucos com a carne de outro ser vivo."


Após este acontecimento os dois acabam tendo que fazer um trabalho juntos e conhecendo mais sobre eles mesmos. Ele sempre tenta fazer com que Violet conseguisse se libertar do seu temor do que acontecera anteriormente e acabam se envolvendo.

Do meio do livro para o fim tem acontecimentos que me fez chorar bastante, fiquei super deprimida, e a história se desenrola.

No fim tem uma nota da autora que também foi uma surpresa.

Sinceramente, não gostaria de ter lido este livro. Nem sei se deveria escrever isso. Digo isso pelo que passei e pelo que senti. Um sentimento que eu tinha encapsulado dentro de mim transbordou novamente e só de estar escrevendo isso meus batimentos aceleram. Já estou bem melhor, já me recuperei (acho).

Acredito que para cada pessoa terá uma emoção diferente. Tenho um amigo que amou o livro e que apesar de ter chorado bastante, gostou. 


Os temas abordados que me atemorizou foram depressão, transtorno bipolar e morte. Estou dizendo isso, porque existem pessoas que acreditam que a depressão é frescura ou "demônio", indico ler este livro para saber o que é o sentimento da depressão. Uma doença da mente, bem como o transtorno bipolar que, com acompanhamento e aceitação a pessoa vive normalmente sem sintomas. A morte é a consequência de uma doença sem acompanhamento médico.

Eu Fico Loko - Christian Figueiredo

Olá gentes!!!
Passei para contar que li o livro do Lokão. Este adolescente faz vídeos para o youtube, já tem muitos inscritos e faz muito sucesso. Seu sonho era publicar essa "autobiografia" desde quando nasceu até as atualidades, contos e casos que aconteceram na sua vida muito caseira, seu primeiro amor, primeiro beijo, aventuras com amigos de escolas, e etc. Christian conta de uma forma descontraída, quem vê seus vídeos sabe que os casos são contados como se fosse em vídeos.

Muito legal, acompanhei o pré lançamento do seu livro por todo o Brasil, realizando seu sonho viveu dias de estrelas, várias pessoas, a maioria adolescentes lotaram shoppings e hoje seu livro é o segundo mais vendido do Brasil. Essa turnê foi realizada juntamente com seu amigo Rafael que também faz vídeos para youtube e lançou o livro no mesmo esquema.

Uma coisa aconteceu que nunca vi igual. Um dos shoppings teve que cancelar e a editora transferiu o evento para um lote de eventos de grande porte, surpreendeu o Lokão, pois achava que não iria muitas pessoas, era só o segundo dia do seu pré-lançamento. Até em Bh ele veio, pelo que acompanhei, o shopping não soube organizar bem o evento e muitas pessoas ficaram sem vê-lo e teve que ir embora sem despedir, em vídeo ele contou o que aconteceu e disse que não queria que tivesse acontecido isso.

Vários adolescentes hoje em dia está apostando nessa ferramenta do youtube e está se dando bem, acredito que essas pessoas hoje tem mais influência que a TV e sabendo usar corretamente vai ser muito bom.
Tenho um amigo lá de RS que tem dois canal no youtube, sabe fazer bem os vídeos, dita entretenimento e vlogs do dia, amo acompanhar e gostaria que quem me acompanha aqui desse uma forcinha e se inscrevesse no canal para dar moral para o Edu. Comenta lá e diz que foi sua amiga Raquel que indicou, ficarei muito feliz dele completar 1,000,000 de seguidores. Ele possui também um site chamado tricurioso.com visite,  Clique aki para conhecer.


Eu Fico Loko: as Desaventuras de Um Adolescente Nada Convencional - Christian Figueiredo de Caldas (8581636810)

sábado, 9 de maio de 2015

A Esperança - Terceiro livro de Jogos Vorazes

Olá, demorei passar por aqui, é a famosa "ressaca literária". Eu não ia nem falar sobre este livro, mas acho que quem está acompanhando merece receber um olá sobre este terceiro.

Então, este terceiro livro já não é tão cativante como os outros. Se passa no distrito 13, pois o 12 foi atacado pela Capital que está com Peeta, enquanto Katniss no 13.

Este distrito 13 foi feito debaixo da terra, para proteção aos talvez futuros ataques da Capital. Katniss acaba aceitando ser o Tordo (garota propaganda) mostrando resistência à capital e sempre mostrando que está viva e comovida com os acontecimentos. Pensa muito em Peeta e sente que a Capital está o usando e abusando, então decide e pede que ele seja resgatado. Gale e a equipe trabalha muito em equipamentos de ataque, são planejados invasões, e existe a esperança de tudo voltar a ser como antes.

O que todos não esperava era que a capital tinha uma carta na manga, Peeta pode nunca mais ser o mesmo. Assim, para Katniss resta a esperança somente de fazer justiça, quer encontrar o presidente da Capital e ela mesmo acabar com sua vida. Muitas coisas que mudarão a história acontecem, espero que leem ou assistam para saber o final.

Sim, estou escrevendo um mês depois de ter lido, nem quis muito comentar com ninguém sobre ele. É frustante, comparando com os outros dois livros, acho que criei muita expectativa, apesar que eu quase nunca contesto finais de livros. Também não contesto este final, achei que foi justo e em partes satisfatório para a história dos pombinhos.

O que mais me chamou a atenção no livro é a personalidade de Katniss. Ela não liga se esta quebrando regras, não faz questão de agradar as pessoas, somente luta pelo que acredita ou por quem ama, sabe se doar para quem merece e até se sacrifica por eles. Ama liberdade e adora ficar sozinha, mas quando sabe que somente a presença de Peeta apagam seus pesadelos, tem consciência que ele tornou-se alguém importante para ela. Ainda que confusa com seus sentimentos sabe lidar com eles, não faz besteiras e nem dá esperanças desnecessárias.
Peeta é um rapaz que não tem muitas pessoas importantes a que se importar, nem sua família e isso é claro desde o primeiro livro. Ele pra mim se tornou um dos melhores personagens após demonstrar e ser claro por seus sentimentos.

No geral essa saga é maravilhosa, muito gostosa de ler, devorei esses livros e aproveitei de tudo de bom que tinha pra passar.