segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Se eu ficar - Gayle Forman

Oi gentesss!!!

Este livro foi indicação da minha amiga Carolina e realmente muito bom, gostei de mais.


Mia é uma garota que descobriu a arte da música, apaixonou-se por um violão celo. Acredita que não foi ela quem escolheu o instrumento, mas o instrumento que a escolheu.

Seu pai teve uma banda quando jovem, porém ele, sua mãe e seu irmão Teddy tem gostos musicais totalmente diferente do dela. Enquanto ela gosta de músicas clássicas eles gostam de rock e etc...

Mia é uma garota que se achava estranha perante sua família, às vezes até pensava que era adotada.
A história se inicia quando em um dia de neve todos os compromissos de todos foram cancelados e então decidiram tirar um dia de passeio, iram na casa dos avós e depois visitar amigos da família. Porém aconteceu algo que mudou a vida de Mia e de toda sua família para sempre.

Um acidente a deixou em coma e o mais interessante é que ela ficava fora do corpo presenciando tudo, os corpos, ela sendo levada pra o hospital, fazendo a cirurgia, sendo entubada. Seus familiares e amigos a visitando.
A história conta o que acontece após este acidente algumas horas depois, e ao mesmo tempo Mia recorda e nos conta parte de sua vida. Nos conta sobre como conheceu sua melhor amiga, como seu irmão nasceu, como seu pai deixou de fazer parte da banda, como começou a namorar, seu primeiro beijo e etc.

A parte que mais gostei foi quando seu namorado Adam estava desesperado para visitá-la, contou com ajuda de uma estrela do rock para causar um transtorno e entrar a força no CTI.

Enfim, o dilema de Mia é entregar-se e morrer ou lutar para viver...
Ela descobre que depende só dela, então juntos vamos descobrir qual decisão ela vai tomar.

Deu vontade de chorar em várias partes deste livro e o final foi lindo, lindo!!!!

E tem continuação...



** Indico aqui um vídeo no youtube do Edu do Perdido os livros. Gostei muito do comentário dele. Pra assistir clique aki.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

As areias do tempo - Sidney Sheldon


O livro as areias do tempo é do tipo de livro que você não quer parar de ler para saber o que vai acontecer com os personagens.


A história se passa na Espanha, onde há uma luta pela liberdade de um povo. Os líderes foram presos, mas Jamie Miró, um dos personagens guerreiro do ETA não ficou preso e libertou seus amigos também.

A história é contada de forma que a todo momento é mudado o personagem a quem narra a história. Temos 4 freiras, que entraram para o convento por motivos diferentes e temos a narração da vida de cada uma e o por que escolheram este caminho.

Lá no convento elas viviam o tempo todo em renuncia ao prazer da vida, em paz com Deus e em silêncio. Elas conversavam internamente por sinais. Mas no meio delas tinha a irmã Lúcia em que na verdade é uma fugitiva da polícia por ter feito justiça para seu pai e irmãos, que eram traficantes e acabaram sendo presos e condenados com ajuda de seu empregado e amigos. Lúcia inicialmente achava que seu pai era um homem de negócios, mas quando cresceu percebeu que era um traficante, mas achava certo o que ele fazia. Matou dois homens em justiça, como já disse, e fugiu para futuramente pegar um dinheiro guardado em Londres na conta do pai.

General Ramón Acoca é cruel e vingativo, precisa cercar os guerrilheiros e os prender, pois desafiavam o governo, roubavam e etc, tudo em busca da liberdade. Esse general desconfiou que Acoca e seus companheiros se refugiaram no convento cisterciense e então houve uma invasão ao convento para procura, nisso essas quatro freiras que citei acima fugiram e as outras ficaram em cativeiro. As freiras são Irmã lúcia, irmã Graciela, Irmã Megan e Irmã Tereza.

Irmã Tereza salvou a cruz e tentava levar ao outro convento onde iriam se refugiar, mas como Lucia queria mesmo era fugir, tentava a todo custo planejar uma forma de roubar e vender essa cruz para poder viajar. Encontraram na estrada com os guerrilheiros e Jamie miró e como iriam para o mesmo caminho, foram juntos, porém se dividiram em grupos pequenos para ficar menos perigoso.

Quanto mais se lê, mais trama tem na história e mais personagens entram em cena. Adorei cada personagem e Jamie Miró mesmo considerado um terrorista é impossível não gostar dele. Houve traição, romance, personagens criando peças de teatro para poderem sair numa boa e etc.
Muito triste a história de irmã Tereza, não vou contar porque senão perde a graça. O fim é o mais empolgante de tudo, vale muito a pena ler como todos os livros dele que foi um grande escritor.



sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Orange is the new Black - Piper Kerman.


Oi. Depois de quase um mês, voltei. Estava ocupada com estudos, por isso demorei quase um mês para acabar.


Vou antecipar aqui uma informação: O seriado do Netflix é uma versão adaptada deste livro, então foram modificadas algumas coisas. Se você assiste o seriado vai perceber o conto um pouco diferente.

A história é contada por Piper Kerman, uma americana que se mudou para estudar teatro, porém não terminou seus estudos, pelo contrário, arrumou emprego de garçonete e se envolveu com Nora. Essa Nora era muito amiga dela e acontecia que sumia por uns tempos e depois voltava cheia da grana, então como eram amigas, Nora compartilhou com Piper que traficava drogas. Assim elas moravam juntas e compartilhavam o mesmo crime de transportar drogas de um lugar para outro. Mas Piper percebeu que não era aquilo que queria então se mudou para São francisco, arrumou um emprego como produtora e acabou seu vínculo com Nora.

Piper nos conta sua vida passada e o que acontecia dali em diante. Conheceu Larry. Ambos eram apaixonados um pelo outro, tanto que ele foi transferido de cidade e ela largou tudo para ir com ele. Quando tudo estava dando certo na sua vida, já tinha até esquecido sua aventura de adolescente foi indiciada por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

Larry não conhecia o passado dela, mas quando ficou ciente, mesmo assim permaneceu do seu lado. Seu advogado aconselhou a admitir o erro, uma vez que o crime aconteceu a quase cinco anos atrás.
Teve apoio de amigos, família e a família do Larry também a apoiou.

Piper se apresentou e quando ia para julgamento, porém o mesmo foi adiado por ter um outro criminoso muito perigoso em prioridade. Então tocou a vida pela frente, esperando o que a justiça americana faria com ela. Ficou sabendo pelo advogado que por ela ter se apresentado e admitido sua penalidade seria diminuída e não iria para prisão máxima de segurança, mas mesmo assim era incerta do seu futuro.

Após mais ou menos cinco anos novamente foi chamada julgamento, onde admitiu seu erro e mostrou ao juiz que estava arrependida por fazer todos sofrerem. Foi condenada a treze meses de carceragem em Danburry, onde ela mesma se apresentou no dia marcado.


Despediu de seu noivo, retirou todos os pertences e foi entrega nas mãos do presídio.
Após essa parte ela nos conta como foi sua recepção em Danburry, como foram suas companheiras, quais regras tinha que seguir, etc.

Piper nos descreve diversas companheiras, nos conta vários eventos que acontecem na prisão, um desses eventos é o dia das mães onde era permitido a visita dos filhos. Ela nos conta mês a mês o que acontece. No terceiro mês conseguiu um trabalho de eletricista, depois pediu transferência pois o AP responsável abusou da autoridade sexualmente envergonhando ela, mas nesse sentido sexual ela nos conta que foi tranquilo.

Piper no início tinha que levantar de madrugada para retirar neves do pátio, depois de um tempo ela achava esse tempo a melhor hora do dia. Acostumou a correr. Corria até duas horas por dia. A alimentação era feita e servida pelas próprias presas que trabalhavam nessa área e algumas amigas ensinavam a ela a guardar alimentos do almoço como pedaço de frango para fazer um "banquete" à noite. Também aprendeu a fazer yôga com uma presa, que foi muito importante para conseguir permanecer sã.

Muitas coisas aconteceram, muitas amizade se criou. Viu várias colegas irem embora. No período dela presa, sua avó faleceu e muitas outras coisas. 

Sempre Piper estava lendo algum livro ou emprestando para outras presas. Recebia muitas cartas o que também ajudava a conectar com pessoas que importavam com ela.

Já quase no fim da sua pena foi transferida para outro local, pois tinha que testemunhar contra Jonathan Bibby e lá encontra Nora... Isso mesmo a mesma que a introduziu no crime e achava que ela que denunciou a sua participação e assim sendo presa.
Esse novo local é de segurança máxima e é totalmente diferente de Danburry, não tinham nada para fazer e as presas tinham respeito por ela, pois ela já tinha cumprido quase sua pena toda e quase todas ainda nem tinham sido julgadas.

Piper conta esta história de sua vida e sobreviveu de uma maneira boa, quase sempre estava de bom humor, sabendo que estava cumprindo somente porque escolheu fazer errado. É demostrado também o problema carcerário, em relação a alimentação, superlotação, falta de funcionário ou funcionário enfurecido e falta de reabilitação. 

O blog Iba mostra a diferença do seriado e do livro e gostei de saber o que aconteceu com ela nesse período.

Blog IBA clique aqui ou aki.