Drácula, de Bram Stoker é um clássico da literatura que revolucionou o mito sobre estes enigmáticos seres das trevas, o mito do vampiro.O vampiro de Stoker não foi o primeiro a existir na literatura, mas não pode ser visto apenas como mais uma história sobre vampiros.
A história tem início quando o jovem advogado Jonathan Harker vai até o castelo do Conde Drácula localizado na Transilvânia a mandado de seu patrão que futuramente, empregado e funcionários se tornarão sócios e após seu herdeiro.
A visita feita a Transilvânia e tudo o que é de estranho acontece após o encontro do advogado com o misterioso e excêntrico Conde Drácula é narrado em seu diário, e partes da história também são contadas através dos diários de Mina (primeiramente a noiva e, logo depois, esposa do jovem Harker), do Dr. Jonh Seward, médico psiquiatra e amigo do Dr. Van Helsing, que é o primeiro a decifrar a misteriosa doença de Lucy Westenra (prima de Mina) que acaba virando uma vampira no decorrer da história. Esse médico junto com outros personagens lutam com coragem para acabar com inicialmente Lucy que como dama de branco começa a atrair crianças para sugar seu sangue como também perseguir o Drácula para acabar com ele.
O personagem Conde Drácula é apresentado não só como exótico e excêntrico, mas também como uma figura extremamente forte (muito embora não goste de dar demonstração de sua força em público), violento para conseguir alimentos, sensual, com a capacidade de se transformar como um morcego, como um cão, como um velho, como um homem jovem, diminuir de tamanho além de poder assumir a forma de uma névoa), e não demonstra preferência sexual, pois, logo no início do livro, Drácula aparentemente sente por Jonathan Harker uma espécie de amor já que proíbe as três vampiras que moram com ele em seu castelo de se aproximarem do jovem advogado e por isso acaba sendo questionado por uma delas que lhe chama a atenção sobre o fato de ele mesmo nunca ter amado (ver página 56 do livro).
Alguns amigos meus me indicaram o livro e eu antes não conhecia a história, agora conheço e gostei.